Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame Pressão Arterial Veterinária

Realize o exame de Aferição Pressão Arterial veterinária para medir a pressão arterial do cachorro e medir a pressão arterial do gato com o laboratório veterinária Gold Lab Vet em São Paulo (SP).

O que é e para que serve a Aferição Pressão Arterial Sistêmica?

Realizar a Aferição Pressão Arterial Sistêmica é de suma importância porque permite os veterinários identificarem possíveis problemas voltados para insuficiência renal e doenças cardíacas de cachorros e gatos.

Medir a pressão arterial de cachorros e gatos é essencial para descobrir e analisar as doenças metabólicas e endocrinológicas, como a diabete e o hipertireoidismo. Sendo uma prática bastante recomendada para animais obesos ou que sofrem com quaisquer alterações oftalmológicas (consequência também da diabete).

O exame ocorre de forma totalmente indolor, inclusive, o animal pode estar localizado no colo do proprietário, de forma com que receba a menor quantidade de estresse possível. Vale salientar que não é necessário que o pet receba preparo prévio ou passe por determinados tempos de jejum, entretanto, é importante realizar a toda da região para que a quantidade de pelos não prejudique as medidas.

Como saber se meu cachorro ou gato tem algum problema cardíaco?

Existem alguns sinais apresentados pelo cachorro ou gato quando possuem algum problema cardíaco. Entretanto, o mais conhecido deles é em relação à coloração da língua, que tende a apresentar uma paleta mais arroxeada conforme o pet realiza alguma atividade ou esforço físico.

Além disso, é possível notar que o pet respira mais rápido que o normal, como se houvesse maior necessidade de oxigênio. Nestas condições, é mais que necessário que você vá em busca de um especialista para realizar a solicitação de exame de Aferição Pressão Arterial Sistêmica. A Gold Lab Vet trabalha com esta análise clínica em São Paulo (SP).

Quais são os sintomas associados à doença cardíaca?

Se o seu cachorro ou gato estiver apresentando um desses sinais listados abaixo, é indicado que vá em busca de um especialista veterinário o mais breve possível:

  • O animal tende a ficar cansado facilmente, além de apresentar respiração mais pesada, como se houvesse a necessidade maior de oxigênio;
  • Ocorre a cianose, ou seja, a língua começa a ficar roxa;
  • A tendência é que o cachorro ou gato emagreça devido à alimentação, que se torna mais escassa;
  • Tosse é outro sintoma comum de que alguma coisa não vai bem;
  • Desmaios devido à falta de oxigênio na circulação do sangue. Nesta situação, é necessário que o pet receba atendimento imediato.

A doença cardíaca em cachorro ou gato tem cura?

Os cachorros e gastos diagnosticados com insuficiência cardíaca conseguem viver por muitos anos, apesar de nem sempre haver uma cura. Afinal, na maioria das vezes, é ocasionada devido a uma má formação no coração.

Entretanto, é importante que o responsável fique ciente de que deverá tomar alguns cuidados, como evitar que o pet corra demais ou que passe por esforços muito pesados. Além disso, é necessário possuir, sempre na agenda, com o número de um veterinário para que possa entrar em contato sempre que o animal apresentar sintomas de doenças cardíacas.

Os gatos podem ter doença cardíaca?

Assim como acontece com os cachorros, os gatos podem ter doenças cardíacas, sendo ao menos quatro delas. As que acontecem com a maior frequência são: cardiomiopatia por dilatação, cardiomiopatia restritiva e cardiomiopatia hipertrófica.

  • Cardiomiopatia hipertrófica: a parede de alguns músculos ficam mais grossas e começam a bloquear o sangue.
  • Cardiomiopatia restritiva: ocorre devido à presença de alguma cicatriz, que faz com que o coração não bombeie o sangue corretamente, causando insuficiência de oxigênio.
  • Cardiomiopatia dilatada: há dilatação nas artérias, fazendo com que a pressão do sangue diminua, além de impedir o bombeamento correto por meio do coração.
  • Cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito: essa é uma das situações mais raras que existem, sendo ocasionada devido a alguma cicatriz no tecido muscular e que prejudica o funcionamento do coração.

O que causa insuficiência cardíaca?

Existem vários motivos para a insuficiência cardíaca. No entanto, tanto em gatos quanto em cães, é comum que um dos principais motivos seja um problema na formação da válvula cardíaca no lado esquerdo.

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame T4 Livre Veterinário

O T4 LIVRE (Tiroxina Livre) pretende avaliar o funcionamento da tireoide do animal, certificando-se de que não há excessos hormonais que prejudicam o seu desenvolvimento.

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?