A Gold Lab Vet, clínica veterinária localizada em São Paulo (SP), realiza o exame de SDMA (dimetilarginina simétrica) que serve para identificar a Insuficiência Renal Aguda (IRA) e Doença Renal Crônica (DRC) em cachorros e gatos | felinos). Além disso, a realização do teste permite haver a análise de como realizar tratamentos para melhorar o quadro do animal.
Navegue pelo conteúdo
- Para que serve o exame de SDMA veterinária?
- Quais as vantagens de fazer o exame de SDMA veterinária?
- Como é feito o teste SDMA veterinária?
- Qual exame detecta insuficiência renal em cães?
- Em quanto tempo o exame de SDMA veterinária fica pronto?
- A SDMA substitui a creatinina para diagnóstico da doença renal crônica?
- A SDMA é confiável?
Para que serve o exame de SDMA veterinária?
A SDMA (Dimetilarginina Simétrica) é uma molécula liberada na corrente sanguínea durante a degradação de proteínas, e é excretada principalmente (90%) pelos rins. A SDMA aumenta quando ao menos 25% da função renal está comprometida e não sofre interferências comuns como ocorre na creatinina como massa muscular e alimentação.
Incluir o teste SDMA veterinária no perfil médico do paciente permite a identificação precoce e consistente de alterações na função renal, e ele pode ser usado com sucesso para ajudar a diagnosticar doença renal primária e secundária. Em suma, os rins possuem enorme importância não somente para os seres humanos, como também para cachorros e gatos, visto que controlam a pressão arterial, além de produzir hormônios e vitaminas.
É desafiador diagnosticar a doença renal numa fase precoce do seu curso, para permitir a instituição de medidas de preventivas, tratamento e monitorização que possam retardar a progressão da doença e prevenir o desenvolvimento de complicações.
O exame veterinário SDMA vem sendo instituído visando resolver esse problema, uma vez que este teste permite identificar um paciente doente renal cerca de 48 meses em gatos e 27 meses em cães.
Quais as vantagens de fazer o exame de SDMA veterinária?
Umas das vantagens e significâncias do SDMA é o fato de ser uma molécula facilmente filtrada pelos glomérulos devido ao seu peso molecular reduzido, cerca de 202g/mol, e sua carga positiva levando a sua filtração. A eliminação renal desse aminoácido é igual ou superior a 90%.
Além de sua eliminação ser principalmente pela filtração glomerular, a SDMA apresenta vantagem por não ser influenciado pela massa muscular e por não sofrer reabsorção nos túbulos.
Outra das vantagens da SDMA quando comparado a creatinina, é que esse marcador detecta diminuição de função renal inferior a 30% enquanto a creatinina detecta a partir de 75%. Isso se dá devido à forte correlação da SDMA com a taxa de filtração glomerular permitindo que a diminuição da função renal possa ser precocemente identificada de modo a acompanhar a progressão da doença.
Como é feito o teste SDMA veterinária?
Um diagnóstico precoce permite a busca da causa inicial da doença, assim como levar ao monitoramento e implementação de um tratamento mais adequado a fim de retardar a progressão. Algumas causas subjacentes que desencadeiam a Doença Renal Crônica como urolitíases, infecções do trato urinário, podem ser tratadas com antecedência se diagnosticadas precocemente.
Assim como as consequências da Doença Renal Crônica como a hipertensão sistêmica e proteinúria. E ainda que o paciente não manifeste estes sinais clínicos, o diagnóstico precoce de um animal portador de Doença Renal Crônica permite a instituição de um tratamento adequado, evitando a progressão da doença e levando ao aumento de sobrevida.
Qual exame detecta insuficiência renal em cães?
O SDMA veterinária é o exame responsável por detectar insuficiência renal em cães e gatos e, assim sendo, auxiliar os veterinários a identificar possíveis tratamentos para cada caso.
O teste SDMA tem se mostrado eficiente para um diagnóstico precoce em cães e gatos, uma vez que apresenta valores elevados acima de 14 µg/dL, indicando, assim, uma diminuição da função renal em pacientes que não tiveram o valor limite de concentração de creatinina (1,6mg/dL) atingido.
Desta forma, SDMA veterinária tem sido útil para diagnosticar animais classificados pela IRIS como Doença Renal Crônica em estádio 1 ou início do estádio 2, estágios em que os sinais clínicos são menos evidentes, assim prejudicando a classificação.
A Sociedade Internacional de Interesse Renal (IRIS), sugere SDMA como o marcador mais sensível e possível componente de estadiamento da doença renal.
Em quanto tempo o exame de SDMA veterinária fica pronto?
O resultado do teste fica pronto em um dia.
A SDMA substitui a creatinina para diagnóstico da doença renal crônica?
Não. A SDMA por ser uma enzima excretada pelos rins, eleva-se com 25% da perda da função renal. Enquanto a creatinina aumenta quando há perda de 75% dos néfrons. Portanto, o diagnóstico por intermédio da SDMA é muito mais precoce comparado com a creatinina.
A SDMA é confiável?
Sim, existem diversos estudos comprovando a eficácia da SDMA.
Entre em contato agora mesmo com a Gold Lab Vet e agende um exeme SDMA veterinária.