Gold Lab Vet | Laboratório veterinário

Exame geriátrico (G2) veterinário

Nosso laboratório veterinário, Gold Lab Vet, atende cachorros e gatos em São Paulo (SP) realizando o exame geriátrico (G2), combo formado por Hemograma completo + Ureia + Creatinina + ALT + FA + Glicose + Pt. total e frações + Bilirrubinas + Sódio + Potássio + Cálcio total + Cloreto + Urina 1.

O que é e para que serve o exame geriátrico (G2)?

O exame geriátrico (G2) é um combo de exames que servem para analisar e compreender a situação geral de saúde do cachorro ou gato. Este teste é realizado pelo laboratório veterinário Gold Lab Vet em São Paulo (SP), formado por: Hemograma completo + Ureia + Creatinina + ALT + FA + Glicose + Pt. total e frações + Bilirrubinas + Sódio + Potássio + Cálcio total + Cloreto + Urina 1. 

Abaixo, trouxemos uma síntese sobre a função de cada um dos exames inclusos e a importância de cada um:

Hemograma completo

O hemograma analisa informações dos Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea). Por meio dele, é possível que os veterinários realizem o diagnóstico de anemia. Um dos principais sinais que o pet sofre com deficiência nos níveis de hemoglobina são as regiões mais esbranquiçadas ao redor dos olhos. 

Ureia

A concentração de ureia pode indicar que os rins sofrem com danos irreversíveis. Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e transformar a amônia / NH3 em outras moléculas menos tóxicas para serem eliminadas pela urina. 

Entretanto, quando os rins não estão funcionando corretamente, é comum que essa transformação não seja realizada, aumentando o pH do sangue e dificultando a respiração do animal – justamente por isso que, em casos mais graves, um dos sinais de insuficiência renal é “estar ofegante”.

Creatinina 

Por meio do exame de creatinina, é possível compreender se os rins estão funcionando bem e se há qualquer tipo de alteração no organismo. Quando se encontra em concentrações elevadas, apresenta sintomas como vômitos, cansaço e anorexia.

Mas, por que a creatinina permite identificar problemas renais? Justamente porque os rins não conseguem filtrar o sangue corretamente, deixando de eliminar estas moléculas como deveria. 

ALT 

É indicado quando o veterinário desconfia que o cachorro ou gato sofre com hepatite, lipidose, obstrução biliar ou outra. 

FA 

A fosfatase alcalina em excesso aumenta o volume do abdômen enquanto o animal perde peso significativo. Em situação e os mais graves, apresenta sintomas de anorexia. Outra característica comum é a urina mais escura. 

As concentrações de FA indicam diversas doenças, uma vez que esta enzima não é produzida exclusivamente pelo fígado. Por isso é necessário de exames complementares para diagnosticar a causa do seu aumento.

Glicose

Por meio do exame de glicose, é possível diagnosticar a diabetes, que apresenta sinais evidentes como sede excessiva, perda de peso, aumento de apetite e cansaço. No entanto, em casos mais graves, se não controlada, leva à perda da visão e alteração nas características dos pelos, tornando-os mais porosos.

Pt. total e frações

A quantidade de proteínas presente no organismo pode significar doenças hepáticas. Afinal, o fígado para de realizar a síntese de proteínas. Em determinadas situações, há o aparecimento da Síndrome da Hiperviscosidade, que torna o sangue mais grosso devido ao aumento da concentração de células (policitemia) e proteínas (hiperproteinemia). 

Bilirrubinas – exame geriátrico (G2)

A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado dos cachorros e gatos, resultado da filtragem do sangue. A sua eliminação ocorre especialmente pelas fezes e urina, com coloração mais amarelada. Seu excesso traz problemas para a bile, rins e fígado. 

Sódio 

Este teste visa identificar hiponatremia (baixo sódio) e hipernatremia (sódio elevado). As altas concentrações de sódio ocorrem pela desidratação. Por isso, é comum que o pet sofra com hipernatremia quando possui doenças que causam diarréias ou perdas de líquidos constantes. 

Potássio 

O potássio possui papel extremamente importante na contração muscular. Por isso, alterações em sua concentração levam a espasmos, contrações involuntárias e, em casos mais graves, coma. 

Cálcio total 

O cálcio é essencial para manter os ossos e dentes fortalecidos, além de participar de outras atividades metabólicas do organismo animal. Sua falta leva a quebras dos ossos e enfraquecimento. Por se tratar de um eletrólito,  transmite eletricidade para o corpo. 

Cloreto 

O exame de cloreto é solicitado pelos veterinários para analisar o  equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico no organismo. Por meio dele, tem-se noção geral e ampla sobre a saúde do sistema digestivo. 

Urina 1 

Permite encontrar doenças no trato urinário, desequilíbrio de componentes e outros. Geralmente, solicitado quando se desconfia de insuficiência renal, hepática, cistites ou até mesmo diabetes.

FAQ – laboratório veterinário para cachorros e gatos em São Paulo (SP)

Confira, abaixo, um breve resumo sobre o exame geriátrico (G2), preços, prazos e quais são os preparos prévios que o cachorro ou gato deve passar antes de chegar ao nosso laboratório veterinário

Qual o valor do exame geriátrico (G2)?

O exame geriátrico (G2) tem o preço de R$ 165 e possui o prazo de até 12 horas para ser disponibilizado por nosso laboratório veterinário. 

🐩 Nós nos preocupamos com as entregas rápidas dos laudos, com preços super em conta para os tutores. Assim, não terá desculpa para não ficar em dia com todos os exames, viu? Além de tudo, nossos profissionais são qualificados e se preocupam em oferecer o melhor atendimento. 🐩

Quais sinais de que preciso de um veterinário?

Existem alguns sinais que indicam a necessidade de acompanhamento de um veterinário, além da realização de um combo de exames, tais como:

  • alteração nas características dos pelos; 
  • mucosas esbranquiçadas nos olhos e boca;
  • vomitando, urinando ou defecando com sangue; 
  • urina com coloração diferente;
  • apatia e depressão; 
  • sonolência;
  • anorexia e falta de fome; 
  • barriga de água;
  • outros. 

Qual preparo prévio do exame geriátrico (G2)?

É indicado que o pet fique ao menos 8 horas em jejum para realizar o exame geriátrico (G2), bebendo água à vontade. 

Em quanto tempo fica pronto o exame geriátrico (G2)?

O exame geriátrico (G2) tem o prazo de até 12 horas após a sua realização. Felizmente, o tutor recebe todas as atualizações por email ou pelo login de acesso para a nossa página de resultados fornecido por nossa equipe. 

Onde realizar o exame geriátrico (G2) em São Paulo (SP)?

O laboratório veterinário, Gold Lab Vet, atende apenas cachorros e gatos desde 2015, se preocupando em prestar o melhor atendimento aos clientes, não somente para o tutor, como também ao pet. Nossos preços são os mais competitivos do mercado. Além disso, entregamos os resultados com um prazo mais rápido que os concorrentes. 

Diagnosticar precocemente doenças que causam desconforto para o seu cachorro ou gato é essencial para manter o bem-estar e realizar os tratamentos com mais eficácia. O que está esperando para vir conhecer o nosso espaço físico? Atendemos apenas com o encaminhamento veterinário.

 

Ligue para gente

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Abrir conversa
1
Fale com um atendente
Deseja agendar? Fale com um especialista agora mesmo.