O Snap 4DX veterinário é um exame realizado rapidamente em laboratório veterinário, o resultado geralmente sai no mesmo dia. A clínica veterinária Gold Lab Vet trabalha com a realização do teste em cachorros com atendendo em São Paulo (SP).
O que é o exame Snap 4DX?
O objetivo do teste Snap 4DX veterinário é diagnosticar o Dirofilaria immitis, além dos anticorpos de Anaplasma phagocytophilum, Anaplasma platys, Borrelia burgdorferi, Ehrlichia canis e Ehrlichia ewingii em cachorros.
Para que serve o exame Snap?
O exame Snap 4DX serve para diagnosticar algumas doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos que prejudicam saúde do pet, além de influenciar os seres humanos.
A Dirofilariose é uma das doenças transmitidas, conhecida como a doença do verme no coração, que possui caráter crônico e traz uma série de problemas vasculares para o pet. Ela se hospeda no ventrículo do coração direito. Quando está presente no corpo humano, por exemplo, dificulta a respiração.
Existem alguns sintomas e sinais de que o cão sofre com a Dirofilariose, como a perda de peso e dificuldade na realização de exercícios físicos. Tendo isso em vista, confira, abaixo, uma lista de doenças que podem ser identificadas com este exame.
Anaplasma phagocytophilum e Anaplasma platys
Pode-se dizer que existem ao menos duas espécies de Anaplasma: Anaplasma phagocytophilum e Anaplasma platys.
As infecções causam sintomas como febre e fadiga no animal. Além disso, apesar de serem presentes de forma menos comum, também é frequente que o cachorro apresente diarreia, tosse e respiração pesada. Geralmente, os métodos utilizados para confirmar a existência de ambas é por intermédio de sorologia e PCR.
Borrelia burgdorferi
A Borrelia burgdorferi causa a borreliose, também conhecida pelos veterinários e profissionais da área como Doença de Lyme, os carrapatos são seus vetores. Tendo isso em vista, o cachorro é um forte aliado para que esta doença possua “domicílio”.
Ela surge por meio da picada de um carrapato e traz uma série de sintomas desconfortáveis para o pet, como o emagrecimento progressivo, febre e dificuldades para se alimentar. Por isso, o Snap 4DX é um forte aliado da nossa clínica veterinária para identificação da sorologia positiva.
Ehrlichia canis e Ehrlichia ewingii
A Ehrlichia canis é uma das doenças mais comuns em cachorros no Brasil, apesar de a Ewingii ser relatada com bastante frequência pelos especialistas da área. O diagnóstico da EMC é extremamente trabalhoso e precisa de testes para ser realizado. Por isso, é importante levar o seu pet em uma clínica que seja realmente especializada em suas atividades.
Como ocorre o diagnóstico?
O diagnóstico ocorre por intermédio dos seguintes passos:
- Demonstração das microfilárias no sangue, nesta situação, nem sempre é passível de identificação. Afinal, é comum que os cachorros infectados estejam sem microfilaremia.
- Usando métodos de Millipore®, são mais sensíveis e se concentram em uma hipótese de diagnóstico que analisa as concentrações microfilárias existentes em determinada amostra.
- Com o uso de sorologias, como o ELISA (Snap 4DX), neste tipo de exame é possível identificar outros tipos de infecções.
Quando fazer o 4Dx?
Você sabia que cada tipo de doença possui um prazo específico para a realização do teste? Confira, abaixo, quais são os intervalos que devem ser aguardados pelo proprietário do animal antes de o levar a uma clínica veterinária.
- Anaplasma: deve-se aguardar na faixa de 3 a 6 semanas após a exposição.
- Dirofilaria: o intervalo de tempo ideal para a realização do exame vai de 5 a 7 meses após a exposição.
- Doença de Lyme: o intervalo de tempo após a exposição está em torno de 3 a 6 semanas após a exposição.
- Ehrlichia: o teste é realizado após um intervalo pequeno, sendo de 1 a 3 semanas após a exposição.
Como é feito o teste da doença do carrapato?
O Exame Snap 4Dx veterinário auxilia a diagnosticar a doença do carrapato. Entretanto, o mais indicado, nesta situação, é que o proprietário do pet também opte pelo hemograma completo. Por meio dele, será possível ter uma visão geral e ampla sobre a situação do animal, se possui outras infecções e o que pode ser realizado como tratamento.
Por que realizar o Snap 4DX?
A principal vantagem do Snap 4DX é que são analisadas 4 doenças (Erliquiose, Dirofilariose, Anaplasmose e Doença de Lyme) em um único teste. Além disso, é um exame rápido e relativamente acessível, comparado se fosse necessário realizar outros 4 exames para diagnóstico de cada uma delas.