Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame 4DX para Cachorro

Exame 4DX Veterinário

O Snap 4DX veterinário é um exame realizado rapidamente em laboratório veterinário, o resultado geralmente sai no mesmo dia. A clínica veterinária Gold Lab Vet trabalha com a realização do teste em cachorros com atendendo em São Paulo (SP).

O que é o exame Snap 4DX?

O objetivo do teste Snap 4DX veterinário é diagnosticar o Dirofilaria immitis, além dos anticorpos de Anaplasma phagocytophilum, Anaplasma platys, Borrelia burgdorferi, Ehrlichia canis e Ehrlichia ewingii em cachorros.

Para que serve o exame Snap?

O exame Snap 4DX serve para diagnosticar algumas doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos que prejudicam saúde do pet, além de influenciar os seres humanos.

A Dirofilariose é uma das doenças transmitidas, conhecida como a doença do verme no coração, que possui caráter crônico e traz uma série de problemas vasculares para o pet. Ela se hospeda no ventrículo do coração direito. Quando está presente no corpo humano, por exemplo, dificulta a respiração.

Existem alguns sintomas e sinais de que o cão sofre com a Dirofilariose, como a perda de peso e dificuldade na realização de exercícios físicos. Tendo isso em vista, confira, abaixo, uma lista de doenças que podem ser identificadas com este exame.

Anaplasma phagocytophilum e Anaplasma platys

Pode-se dizer que existem ao menos duas espécies de Anaplasma: Anaplasma phagocytophilum e Anaplasma platys.

As infecções causam sintomas como febre e fadiga no animal. Além disso, apesar de serem presentes de forma menos comum, também é frequente que o cachorro apresente diarreia, tosse e respiração pesada. Geralmente, os métodos utilizados para confirmar a existência de ambas é por intermédio de sorologia e PCR.

Borrelia burgdorferi

A Borrelia burgdorferi causa a borreliose, também conhecida pelos veterinários e profissionais da área como Doença de Lyme, os carrapatos são seus vetores. Tendo isso em vista, o cachorro é um forte aliado para que esta doença possua “domicílio”.

Ela surge por meio da picada de um carrapato e traz uma série de sintomas desconfortáveis para o pet, como o emagrecimento progressivo, febre e dificuldades para se alimentar. Por isso, o Snap 4DX é um forte aliado da nossa clínica veterinária para identificação da sorologia positiva.

4DX veterinário para descobrir doença do carrapato

Ehrlichia canis e Ehrlichia ewingii

A Ehrlichia canis é uma das doenças mais comuns em cachorros no Brasil, apesar de a Ewingii ser relatada com bastante frequência pelos especialistas da área. O diagnóstico da EMC é extremamente trabalhoso e precisa de testes para ser realizado. Por isso, é importante levar o seu pet em uma clínica que seja realmente especializada em suas atividades.

Como ocorre o diagnóstico?

O diagnóstico ocorre por intermédio dos seguintes passos:

  • Demonstração das microfilárias no sangue, nesta situação, nem sempre é passível de identificação. Afinal, é comum que os cachorros infectados estejam sem microfilaremia.
  • Usando métodos de Millipore®, são mais sensíveis e se concentram em uma hipótese de diagnóstico que analisa as concentrações microfilárias existentes em determinada amostra.
  • Com o uso de sorologias, como o ELISA (Snap 4DX), neste tipo de exame é possível identificar outros tipos de infecções.

Quando fazer o 4Dx?

Você sabia que cada tipo de doença possui um prazo específico para a realização do teste? Confira, abaixo, quais são os intervalos que devem ser aguardados pelo proprietário do animal antes de o levar a uma clínica veterinária.

  • Anaplasma: deve-se aguardar na faixa de 3 a 6 semanas após a exposição.
  • Dirofilaria: o intervalo de tempo ideal para a realização do exame vai de 5 a 7 meses após a exposição.
  • Doença de Lyme: o intervalo de tempo após a exposição está em torno de 3 a 6 semanas após a exposição.
  • Ehrlichia: o teste é realizado após um intervalo pequeno, sendo de 1 a 3 semanas após a exposição.

Como é feito o teste da doença do carrapato?

O Exame Snap 4Dx veterinário auxilia a diagnosticar a doença do carrapato. Entretanto, o mais indicado, nesta situação, é que o proprietário do pet também opte pelo hemograma completo. Por meio dele, será possível ter uma visão geral e ampla sobre a situação do animal, se possui outras infecções e o que pode ser realizado como tratamento.

Por que realizar o Snap 4DX?

A principal vantagem do Snap 4DX é que são analisadas 4 doenças (Erliquiose, Dirofilariose, Anaplasmose e Doença de Lyme) em um único teste. Além disso, é um exame rápido e relativamente acessível, comparado se fosse necessário realizar outros 4 exames para diagnóstico de cada uma delas.

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame T4 Livre Veterinário

O T4 LIVRE (Tiroxina Livre) pretende avaliar o funcionamento da tireoide do animal, certificando-se de que não há excessos hormonais que prejudicam o seu desenvolvimento.

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?