Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame Hemograma Completo Veterinário

Exame Hemograma Veterinário Completo

O Hemograma completo veterinário é o exame de sangue mais solicitado na rotina veterinária e serve como exame de triagem, pois auxiliará exponencialmente na conduta do veterinário. Dessa forma, o profissional terá a possibilidade de avaliar tanto a gravidade quanto a evolução de possíveis quadros para sugerir tratamentos.

Para que serve o exame Hemograma completo veterinário?

O hemograma completo, realizado pela nossa clínica veterinária em São Paulo (SP) para cachorros e gatos, é um exame de sangue barato, de rápida e fácil obtenção, que avalia:

  • Contagem de hemácias: há a contagem das células vermelhas, responsáveis exatamente pelo transporte do oxigênio para o corpo. Sua quantidade auxilia no controle da anemia e de outras doenças tidas por cachorros e gatos.
  • Hemoglobina: há o cálculo na quantidade de oxigênio disponível no sangue.
  • Hematócrito: nesta situação, mede-se a quantidade de hemácias presentes no sangue dos cachorros e gatos.
  • Contagem de leucócitos: os leucócitos nada mais são que as células brancas responsáveis, no organismo dos mamíferos, por realizar a defesa do organismo. A sua diminuição no sangue significa que o animal está mais propenso a adquirir alguma doença e a imunidade baixou.
  • Contagem de plaquetas: As plaquetas são produzidas especialmente pela medula óssea e auxiliam em todo o estímulo de coagulação sanguínea. A sua diminuição ou aumento podem impactar diretamente no tempo de resposta para o corpo do animal estancar a saída de sangue após ferimentos.

Quando o exame de hemograma para cachorros e gatos é indicado?

O hemograma poderá ser solicitado pelo médico veterinário em casos de check up, exame pré-cirúrgicos, identificação de uma doença, acompanhamento do tratamento de uma enfermidade ou, então, ser possível para realizar a caracterização do quadro clínico do animal após sofrer com algum trauma.

Precisa de jejum para hemograma completo veterinário?

Orientamos que o paciente faça jejum alimentar de 8 horas e água à vontade, a fim de evitar qualquer tipo de interferência. Para filhotes, recomendamos o jejum alimentar de 4 horas e água à vontade.

O que interfere o exame de sangue em cachorros e gatos?

Substâncias interferentes são fontes comuns de erros analíticos, podendo-se citar as principais:

  • Hemólise: refere-se à lise (destruição) dos eritrócitos e à consequente liberação da hemoglobina, ocorrendo tanto no sangue circulante (in vivo) quanto durante ou após a coleta (in vitro).
  • Lipemia: ocorre em animais que não estejam em jejum antes da coleta, ou animais obesos e/ou com doenças endócrinas.
  • Icterícia: é o aumento dos níveis de bilirrubina no sangue, geralmente associada em doenças hepáticas.

Posso fazer o hemograma sem um pedido médico?

Não, só realizamos os exames mediante o pedido do médico veterinário carimbado e assinado. Lembrando que a validade do documento é de 2 meses.

Como é coletado o sangue do meu pet?

A coleta é realizada na veia jugular (pescocinho do pet), veia cefálica (patinha anterior do pet) ou veia femoral (patinha posterior do pet) conforme o porte do animal, estado clínico e a prática do médico veterinário.

Meu pet está sem jejum alimentar, posso fazer o exame mesmo assim?

Sempre recomendamos o jejum alimentar, mas caso o tutor queira realizar o exame mesmo assim, coletamos e ocorre a análise. Porém, caso haja alguma alteração no exame, a falta de jejum deve ser considerada na interpretação do resultado pelo clínico veterinário.

Em quanto tempo fica pronto o laudo do hemograma?

O resultado fica pronto no mesmo dia, até o final do dia. Laudos em caráter de urgência recebem o prazo de até 2 horas (a partir do momento que a amostra chega no laboratório). Não cobramos taxa extra para os exames de hemograma completo veterinário.

Coleta com patologistas clínicos

A Gold Lab Vet trabalha com patologistas clínicos extremamente qualificados, com vasta experiência no mercado.

Agende agora mesmo um horário para realizar o exame de homograma completo  veterinário.

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame T4 Livre Veterinário

O T4 LIVRE (Tiroxina Livre) pretende avaliar o funcionamento da tireoide do animal, certificando-se de que não há excessos hormonais que prejudicam o seu desenvolvimento.

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?