O teste de estimulação com ACTH é um exame realizado em nossa clínica veterinária em São Paulo (SP) para diagnosticar hipoadrenocorticismo e diagnóstico e controle do tratamento de hiperadrenocorticismo em cachorros e gatos.
Navegue pelo conteúdo
- O que é e para que serve o teste de estimulação com ACTH?
- Qual o princípio de teste de estimulação com ACTH?
- O que é hiperadrenocorticismo?
- O que é hipoadrenocorticismo?
- Como funciona o teste de estimulação com ACTH?
- Quais outras indicações do teste de estimulação com ACTH?
- Quais as limitações do teste de estimulação com ACTH?
- Em quanto tempo fica pronto o resultado o teste de estimulação com ACTH?
- Por que o Teste de Estimulação com ACTH em cães e gatos é um exame tão caro?
- Quais os valores do teste de estimulação com ACTH no GOLD LAB VET?
- Quais outras indicações do teste de estimulação com ACTH?
O que é e para que serve o teste de estimulação com ACTH?
O teste de estimulação com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é um exame veterinário utilizado para diagnosticar hipoadrenocorticismo e diagnóstico e controle do tratamento de hiperadrenocorticismo em cachorros e gatos. Em nossa clínica veterinária, a Gold Lab Vet, realizamos este tipo de teste, atendendo em São Paulo (SP).
Conheça mais sobre o teste de estimulação com ACTH em cães e gatos, seu uso e quais são as dúvidas frequentes sobre o exame veterinário, realizado no laboratório veterinário Gold Lab Vet.
Qual o princípio de teste de estimulação com ACTH?
O cortisol é o principal glicocorticoide secretado pelo córtex da adrenal. Este teste determina a capacidade da glândula adrenal em secretar cortisol endógeno, em resposta ao ACTH exógeno. Além disso, pode ser utilizado para avaliar a capacidade das glândulas adrenais em produzir outros hormônios esteroides.
O que é hiperadrenocorticismo?
O hiperadrenocorticismo em cães (HAC) ou Síndrome de Cushing é uma doença que afeta principalmente os animais de meia-idade e menor porte, apesar de não ser exclusiva deste grupo. Uma de suas consequências é o aparecimento de tumores devido a maior liberação de cortisol.
Dentre os sinais apresentados pela doença, pode-se citar:
- Polidipsia, ou seja, o animal começa a ingerir uma maior quantidade de água, pois sente muita sede devido à desidratação;
- Poliúria, trata-se do aumento da frequência urinária. Afinal, o animal está bebendo mais líquidos;
- Aumento da ingestão de alimentos, mais fome, além do aumento do volume abdominal;
- Pele mais fina e excesso de pêlos caindo;
- Atrofia muscular, ou seja, passa a perder uma elevada quantidade de músculos.
O que é hipoadrenocorticismo?
O hipoadrenocorticismo, ou Doença de Addison, ocorre devido ao surgimento de deficiências renais. Assim que realizado o teste e confirmado que o cachorro ou gato sofre com este mal, é necessário que o tutor comece, o mais breve possível, a realizar os tratamentos.
Dentre os sintomas que podem indicar que existe a insuficiência renal no pet, pode-se citar anorexia e elevado apetite pelo pet, emagrecimento acelerado e fora do normal, diarreia e dificuldade para digerir os alimentos, vômitos, diarreia e sede em excesso. Justamente devido ao excesso de sede que o animal passa a urinar mais e a beber mais líquidos.
Como funciona o teste de estimulação com ACTH?
Coleta-se uma amostra basal (o animal tem que estar em jejum alimentar de 8hs e água à vontade), aplica a medicação (conforme o peso do animal) e 1 hora depois, coleta-se uma nova amostra.
O princípio do teste de estimulação com ACTH (estim-ACTH) é que os cães ou gatos com hiperadrenocorticismo apresentam aumento exagerado da concentração sérica de cortisol em resposta à injeção de ACTH. Em cães normais, o aumento de teor sérico de cortisol é de aproximadamente duas vezes.
Em cachorros com hipoadrenocorticismo não ocorre aumento da concentração sérica de cortisol e, em cães com hiperadrenocorticismo hipófise-dependente (HHD) ou tumor de adrenal (TA), nota-se aumento do teor sérico de cortisol superior a 2 a 5 vezes a concentração basal.
Uma resposta normal ao ACTH pode requerer a realização de teste de supressão com baixa dose de dexametasona (TSBDD) para excluir a possibilidade de hiperadrenocorticismo espontâneo.
Quais outras indicações do teste de estimulação com ACTH?
Há outras indicações para o teste de estimulação com ACTH. Ele detecta hiperadrenocorticismo iatrogênico. É o teste de escolha para monitorar a resposta ao tratamento e fornece uma resposta basal para a terapia de monitoramento.
Quais as limitações do teste de estimulação com ACTH?
Este teste quase sempre é incapaz de diagnosticar tumores adrenais e pode não detectar hiperadrenocorticismo dependente da pituitária (HDP) inicial. O teste não diferencia hiperadrenocorticismo dependente da pituitária e tumor de adrenal.
Em quanto tempo fica pronto o resultado o teste de estimulação com ACTH?
Em nossa rotina, usamos dois métodos, o quimioluminescência e o radioimunoensaio.
Caso na solicitação do exame não esteja descrito o método de dosagem, realizamos o método de quimioluminescência, que é um método confiável, aceito por diversos médicos veterinários endocrinologistas e de maior custo-benefício. Caso o médico veterinário queira a dosagem por radioimunoensaio, deverá estar descrito na solicitação do pedido médico.
Por que o Teste de Estimulação com ACTH em cães e gatos é um exame tão caro?
Todo exame hormonal é um exame relativamente caro, mas o teste de estimulação com ACTH, por conta de a medicação ser importada e de “acesso” restrito (não ser vendida em todos os distribuidores de insumos veterinários), acaba encarecendo o exame.
Quais os valores do teste de estimulação com ACTH no GOLD LAB VET?
Para ter um exame diagnóstico veterinário correto, agende o teste de estimulação com ACTH para seu cão e gato no laboratório veterinário Gold Lab Vet. Entre em contato conosco.
Quais outras indicações do teste de estimulação com ACTH?
O prazo do laudo é de 3-5 dias úteis, porém normalmente liberamos o resultado antes desse prazo.