Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame geriátrico G1 veterinário

O laboratório veterinário Gold Lab Vet, em São Paulo (SP), atua com a realização do combo do exame geriátrico G1 para cachorros e gatos, formado por Hemograma completo + Ureia + Creatinina + ALT + FA +Glicose + Pt. total e frações + Bilirrubinas + Urina 1. Agende conosco!

O que é e para que serve o exame geriátrico G1?

O exame geriátrico G1 é indicado pelos veterinários para compreender o estado geral de saúde do cachorro ou gato, principalmente em relação à renal e hepática. Ele é realizado por nosso laboratório  veterinário, Gold Lab Vet, em São Paulo (SP), formado por  Hemograma completo + Ureia + Creatinina + ALT + FA +Glicose + Pt. total e frações + Bilirrubinas + Urina 1.

Continue a leitura conosco para saber qual é a função de cada um dos exames do combo, o que cada um identifica e outros fatores relevantes. 

Hemograma completo 

O hemograma completo é extremamente importante na medicina veterinária porque é o único capaz de identificar a anemia em animais. A anemia apresenta alguns sinais clássicos, como a coloração esbranquiçada ao redor dos olhos e, além disso, aspecto de cansaço por parte do cão. 

Este teste apresenta uma análise completa de todas as células presentes no organismo do animal. Basicamente, está presente em quase todos os nossos combos. Por meio dele, é possível realizar uma avaliação completa de:

  • Contagem de hemácias: quantidade de células responsáveis pelo transporte de células de oxigênio para o restante do corpo. A sua quantidade no organismo auxilia no tratamento da anemia. 
  • Hemoglobina: a quantidade de oxigênio disposta no sangue responsável pelo transporte do gás dos pulmões ao restante do corpo. 
  • Hematócrito: porcentagem de hemácias. 
  • Contagem de leucócitos: sua concentração determina diversas consequências para o sistema imunológico. 
  • Contagem de plaquetas: são elas que auxiliam, em caso de cortes e machucados, no estímulo à coagulação do sangue. 

Urina 1

O exame de urina tipo 1 tem a função de identificar infecções do trato urinário, doenças renais e doenças sistêmicas. A urina é retirada em laboratório com o auxílio de uma seringa, aplicada na bexiga do animal, sem causar dores ou desconfortos

Ureia 

Como o nome do exame já diz, este exame visa identificar e calcular a quantidade de ureia presente no organismo. O aumento da sua concentração significa que os rins não conseguem realizar a filtragem corretamente e uma parte está sendo dispensada pela corrente sanguínea, levando a alterações do pH, tornando-o mais ácido e prejudicando o processo de respiração. 

A ureia surge após algumas reações de síntese de proteína, onde há a liberação de amônia e tentativa do corpo em a neutralizar, justamente porque a NH3 é tóxica. 

Alguns sinais de que o animal sofre com insuficiência renal são:

  • polidipsia, cometida pelo aumento expressivo no consumo de água. 
  • poliúria, urina em excesso, muitas vezes com colorações diferentes ou acompanhada com sangue. 
  • apatia, o animal sente dificuldades em movimentar-se, devido a presença de dor. Por isso, começa a se isolar. 
  • perda de apetite, emagrecimento ou sinais de anorexia. 
  • vômitos, que, em estágios mais avançados das doenças, são acompanhados com sangue. 

Creatinina 

O exame de creatinina é utilizado para compreender se os rins estão funcionando corretamente. Se ela estiver presente em altas quantidades no organismo, indica a não dispersão de resíduos metabólicos. 

Alguns sinais que o cachorro ou gato apresenta que indicam que alguma coisa não vai bem e que precisam realizar o acompanhamento com um veterinário são:

  • inchaço nos membros, principalmente as pernas e braços, sente dores para caminhar. 
  • cansaço excessivo, dorme demais. 
  • náuseas e vômitos, em algumas situações, acompanhado de sangue. 
  • falta de ar, que ocorre justamente pela alteração do pH sanguíneo.  
  • retenção de líquido e barriga mais inchada. 
  • emagrecimento constante. 

ALT 

O exame ALT é geralmente acompanhado com análises de fosfatase alcalina (ALP) e aspartato-aminotransferase (AST), servindo para identificar problemas hepáticos. Fezes com sangue, vômitos ou inchaços são sinais de que o animal precisa do auxílio de profissionais especializados. 

FA 

A fosfatase alcalina é uma enzima presente tanto no fígado quanto nos ossos, intestino e musculatura esquelética, alterações na sua concentração prejudicam especialmente a saúde óssea e hepática. 

Glicose

Esse é um dos principais exames glicêmicos solicitados pelos veterinários quando se desconfia sobre a possibilidade de diabetes. A diabetes existe  em diversos graus. No entanto, nos mais avançados, há alterações nas características dos pelos, aumento ou perda excessiva do peso e cegueira.

Pt. total e frações 

Por meio deste exame, os profissionais identificam as concentrações de albumina e globulina. A primeira, tem a função específica de manter o sangue presente no interior da artéria, enquanto a segunda é responsável pela produção de anticorpos para manter a imunidade elevada. 

Bilirrubinas

As  dosagens de bilirrubinas identificam doenças hepáticas, além de falta de ferro no organismo, ocasionado pela anemia.

​FAQ – laboratório veterinário para cachorros e gatos em São Paulo (SP)

Deixamos, abaixo, um breve FAQ de perguntas e respostas sobre o exame geriátrico G1 em relação à preços e prazos fornecidos pelo nosso laboratório veterinário Gold Lab Vet. 

Qual o valor de um exame geriátrico G1?

O exame geriátrico G1 tem o valor de R$ 143 e possui o prazo de até 12 horas para ter todos os resultados liberados.

Nosso espaço está preocupado em oferecer as melhores experiências possíveis para os tutores e animais, com preços acessíveis e equipamentos de ponta. Contamos com os melhores profissionais do mercado para melhor lhe atender! Agende um dia conosco e venha conhecer o nosso espaço físico. 

Em quanto tempo fica pronto o resultado do exame geriátrico G1?

O resultado do exame geriátrico G1 fica pronto em até 12 horas. O resultado pode ser consultado com o uso do login de tutor, fornecido por nossa equipe, ou pelo e-mail. 

Realizar o diagnóstico precoce  por meio da realização dos exames em dia é essencial para manter a qualidade de vida do animal. 

Qual preparo prévio para o exame geriátrico?

É indicado que o animal jejue por ao menos 08 horas antes de comparecer ao nosso espaço físico. A água e os demais medicamentos poderão ser fornecidos à vontade pelo tutor. 

Onde realizar o exame geriátrico G1 em São Paulo (SP)?

O laboratório veterinário Gold Lab Vet atende em São Paulo (SP) tendo um portfólio formado por mais de 100 exames. Contamos com os preços mais competitivos da região, além de equipamentos extremamente modernos e de ponta. 

Nossos profissionais são especializados no ramo e se preocupam em oferecer o melhor atendimento aos tutores e pets. O que está esperando para vir nos conhecer?

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?