Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame de perfil eletrolítico veterinário

O laboratório veterinário Gold Lab Vet, localizado em São Paulo (SP), trabalha realizando o exame de perfil eletrolítico em cachorros e gatos. Este combo de testes é formado por Sódio + Potássio + Cloretos + Cálcio total + cálcio iônico + Fósforo. Agende conosco e compareça ao nosso espaço físico!

O que é e para que serve o exame de perfil eletrolítico?

O exame de perfil eletrolítico é um combo dos testes Sódio + Potássio + Cloretos + Cálcio total + cálcio iônico + Fósforo. Cada um destes componentes possui um papel diferente na saúde do cachorro ou gato. Ele é realizado por nosso laboratório veterinário, Gold Lab Vet, em São Paulo (SP), o que está esperando para agendar?

Alguns sinais de que o animal enfrenta desequilíbrios eletrolíticos são: urina em excesso, contrações musculares, coma, transpiração em excesso e outros. Abaixo, listamos uma síntese sobre a importância de cada um dos testes pertencentes ao combo. 

Sódio 

O exame de sódio serve para identificar duas doenças comumente encontradas em caso de desequilíbrio eletrolítico, sendo hiponatremia (baixo sódio) e hipernatremia (sódio elevado). 

A hipo possui inúmeras causas, as mais comuns delas excesso de líquidos, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose e uso de diuréticos, as causas da hiper são o oposto.  Em casos mais comuns, o veterinário solicita alterações na alimentação do pet. 

Potássio 

Os animais com excesso ou falta de potássio no organismo, essencial para a manutenção muscular, sofrem com sinais como redução dos batimentos cardíacos e fraqueza muscular. Apatia e sinais depressivos também são comuns. 

Os sintomas variam conforme cada animal. Entretanto, pelo sódio estar relacionado com as contrações musculares, causa espasmos e, em casos mais graves, a morte. 

Mas, como eliminar o excesso de potássio do organismo? Existem vários tratamentos para resolver esta situação, entretanto, eles variam conforme as necessidades do animal. O aumento no consumo de líquidos, como a água, também auxilia no processo de redução. 

Cloretos 

A concentração de cloretos impacta diretamente na saúde de todo o sistema digestivo. A hipertensão arterial é um dos sinais mais clássicos de que há desequilíbrio no organismo. 

Outro fator que incentiva a sua variação, tanto para mais quanto menos que a concentração base, é a presença de osteoporose, que torna o osso do pet mais frágil e propenso a quebras. 

Cálcio total 

A falta de cálcio no organismo causa prejuízos diretos para os ossos e dentes. Um dos pequenos sinais de desequilíbrio na concentração, que nem sempre os tutores se atentam, é em relação às unhas do animal, que se tornam mais quebradiças. Fique de olho nelas!

Fósforo

A falta de fósforo impacta diretamente na saúde das articulações e ossos. Por isso, desproporções causam dores e sensação de mal-estar. Outro sinal comum é o emagrecimento, com aparência de anorexia. 

Cálcio iônico

O cálcio iônico exerce influência sobre o sistema nervoso, funcionamento do coração e, além de tudo, a formação óssea. A dormência é um dos sinais de que há desequilíbrio em sua concentração. 

Quais exames são eletrólitos?

Os eletrólitos são formados por Sódio + Potássio + Cloretos + Cálcio total + Fósforo + cálcio iônico, estes testes são realizados por nosso laboratório veterinário para garantir o bem-estar do seu pet e a sugestão dos melhores tratamentos do veterinário responsável por realizar o seu acompanhamento, garantindo uma saúde plena. 

O que causa a falta de eletrólitos no corpo?

Uma das principais causas de desequilíbrios é a liberação em excesso ou baixa quantidade de eletrólitos pelo suor e urina devido a doenças renais. Outro fator, que acontece com mais frequência pelo sódio, é a desidratação.

A desidratação ocorre quando o pet sofre com doenças que ocasionam vômitos, suor excessivo ou diarreia, fazendo que percam muito líquido em pouco tempo, aumentando a concentração de solutos. 

FAQ – laboratório veterinário para cachorros e gatos em São Paulo (SP)

Abaixo, deixamos um FAQ de perguntas e respostas sobre o exame de perfil eletrolítico para cachorros e gatos realizado por nosso laboratório veterinário, Gold Lab Vet, em São Paulo (SP). 

Quais as doenças que elevam ou diminuem a concentração de eletrólitos?

Existem muitas doenças que impactam diretamente na concentração de eletrólitos em cachorros e gatos, sendo as principais delas: 

  • Diabetes: que altera as principais características dos pelos dos animais, tornando-os mais porosos. Em casos mais graves, leva ao aparecimento de cegueira, além da perda ou ganho de peso excessivo.
  • Doença renal: que leva a falta de filtração glomerular e perda de eletrólitos pela urina.
  • Dieta hiperproteica: a falta de proteínas prejudica, e muito, o metabolismo. Entretanto, o seu excesso também causa problemas hepáticos para a realização da síntese de proteínas. 
  • Anemia: causada pela falta de hemácias no sangue, um dos sinais são as extremidades dos olhos com coloração mais esbranquiçada. 
  • Poliúria e polidipsia: aumento na quantidade e frequência de urina e ingestão de água, a alteração na coloração também é comum. 

Qual o tratamento para o desequilíbrio eletrolítico?

Após a realização do exame de perfil eletrolítico, indicamos que o tutor volte para a consulta com o veterinário responsável pelo acompanhamento para que analise as concentrações e, assim sendo, possa sugerir o melhor tratamento, que mais se adequa com a realidade de seu cachorro ou gato. 

O tratamento varia, desde o uso de medicamentos à mudanças na alimentação. Além disso, no momento em que for sugerido, o profissional considera outras doenças que o pet está sofrendo, qual seu estilo de vida e realidade. 

Qual o valor de um exame de perfil eletrolítico?

O preço do exame de perfil eletrolítico é R$ 110 e tem o prazo de até 12 horas para ter o laudo disponibilizado em nosso sistema, acessado com o login de tutor fornecido por nossa equipe. Se o tutor preferir, também poderá consultar os resultados por e-mail. 

Nosso laboratório veterinário está preocupado em oferecer a melhor experiência para os tutores e pets. Contamos com os preços mais competitivos do mercado, além de oferecer os resultados liberados rapidamente, com profissionais altamente qualificados. 

Em quanto tempo fica pronto o resultado do exame de perfil eletrolítico?

O exame de perfil eletrolítico fica pronto em até 12 horas após a sua realização. 

Qual preparo prévio para o exame de perfil eletrolítico?

Geralmente, indicamos ao tutor que agende um dia para comparecer ao nosso espaço físico com o seu cachorro ou gato. Neste dia, o pet deverá estar em jejum por 8 horas. A água deve ser fornecida à vontade. 

Onde realizar o exame de perfil eletrolítico em São Paulo (SP)?

O Gold Lab Vet é um laboratório veterinário em São Paulo (SP) que atende apenas gatos e cachorros. Contamos com os melhores equipamentos do mercado, além de profissionais altamente qualificados para fornecer os resultados e laudos com o máximo de agilidade e modernidade. 

O que está esperando para trazer logo o seu bichinho ao nosso espaço físico? Realizar o diagnóstico precoce é extremamente importante para garantir a saúde e bem-estar do pet. Além de, claro, garantir que o tratamento será mais eficaz!

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?