Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame de coloração de Gram veterinário

O laboratório veterinário Gold Lab Vet trabalha com o exame de Coloração de Gram, sendo uma técnica que permite diferenciar as bactérias conforme as colorações e agentes químicos utilizados, separando-as em gram-positivas e gram-negativas. Atuamos em São Paulo (SP) atendendo cachorros e gatos, preocupados sempre com a ótima experiência do seu pet em nosso ambiente físico.

O que é e para que serve o exame de Coloração de Gram?

O exame de coloração de GRAM foi desenvolvido por Hans Christian Joachim Gram e permite diferenciar as bactérias conforme as colorações apresentadas em cada um dos reagentes de acordo com a quantidade de proteína presente no citoplasma. Nós realizamos este teste em nosso laboratório veterinário, Gold Lab Vet, especializado em cachorros e gatos atendendo em São Paulo (SP). 

Fazendo parte do exame de bacterioscopia, é geralmente solicitado como teste de check up acompanhado com outros visando compreender qual é o estado geral de saúde do cão ou felino para que, desta forma, seja possível o veterinário determinar quais são os melhores tratamentos conforme a realidade do animal. 

Esteja em dia com o exame de Coloração de Gram e mantenha o check up do seu pet para realizar diagnósticos precoces e tornar os tratamentos mais efetivos. Realizar todos os testes solicitados pelo especialista responsável pelo acompanhamento do seu animal de quatro patas é essencial para garantir o seu bem-estar e mais qualidade de vida.

Qual é o objetivo da coloração de Gram?

A coloração de gram visa identificar tamanho, morfologia celular e comportamento das bactérias diversas mediante a exposição de alguns produtos. Por meio dele, é possível permitir que sejam observadas em microscópio para a análise em laboratório veterinário. 

Quais os possíveis resultados que a coloração de Gram pode informar? O laudo pode nos informar sobre a presença de paredes celulares ricas em peptidoglicanos, diferenciando as gram-positivas e gram-negativas. 

Qual a diferença das bactérias Gram-positivas e negativas?

Um dos principais pontos a serem analisados é que as Gram-positivas retêm o corante cristal violeta no citoplasma enquanto há o uso de etanol-acetona, elas geralmente são mais resistentes a antibióticos e precisam de atenção maior dos especialistas. Já as negativas, não adquirem esta coloração. 

FAQ – laboratório veterinário para cachorros e gatos em São Paulo (SP)

Abaixo, o Gold Lab Vet, laboratório veterinário especializado em cachorros e gatos em São Paulo (SP) desde 2015, separou um FAQ com as principais perguntas e respostas que os tutores possuem antes de realizar o exame de Coloração de Gram.

Em caso de dúvidas extras, não esqueça de entrar em contato conosco pelo Whatsapp para solicitar mais informações para nossa equipe.

Como é feito o teste de coloração de Gram?

  • Adicione as colônias na lâmina junto a algumas gotas de água, se necessário para homogeneização. Deixe secar e passe a lâmina por uma chama rapidamente para facilitar o seu processo de secagem. 
  • Quando seca, cubra com um corante cristal violeta e deixe a mistura agir por cerca de 1 minuto. 
  • O primeiro passo é adicionar o álcool na lâmina para identificar as gram-negativas, além de seu corante. Posteriormente, deve-se adicionar fucsina ou safranina para identificar as gram-positivas. 

Quais os sintomas de Gram positivo?

 Este tipo de infecção pode ser demarcada tanto por sinais quanto por ser assintomática, tudo varia conforme o organismo do animal. No aparecimento de sintomas, é comum observar características como: aumento da frequência urinária, disúria (desconforto extremo ao urinar) além de mudanças relacionadas à coloração da urina. 

Como tratar Gram positivo?

Geralmente, o tratamento do animal infectado com bactérias, independente de positivas ou negativas, é realizado com o uso de antibióticos. 

Entretanto, para saber qual deles é o mais eficaz, tempo de tratamento e a dosagem correta conforme o peso, raça e necessidades do pet, é necessário que o tutor o leve novamente ao veterinário responsável pelo acompanhamento após o laudo ser liberado para haver esta interpretação. 

Nós atendemos apenas os cães e felinos que receberam o acompanhamento anterior do veterinário. Indicamos que agende um dia para comparecer ao nosso espaço físico. Entretanto, também atendemos sem realização de agendamento, sem previsões para atendimento, o tempo varia conforme a lista de espera. 

Quanto custa o exame de Coloração de Gram?

O exame de Coloração de Gram tem o valor de R$ 33 e tem o prazo de até 12 horas para que os resultados sejam disponibilizados em nosso portal, que pode ser acessado com seu login de tutor.

Se preferir, o laudo também pode ser enviado para o endereço de email do responsável pelo pet. Posteriormente, basta encaminhar ao veterinário ou realizar sua impressão.

Em quanto tempo fica pronto o resultado do exame de Coloração de Gram?

O resultado do exame de Coloração de Gram tem o prazo de 12 horas corridas após a sua realização para ser liberado por nosso laboratório veterinário. 

Entre em contato conosco e mostre que se preocupa com a qualidade no atendimento de seu cachorro ou gato: garanta o diagnóstico precoce e o bem-estar do seu pet. Traga já o seu animal de 4 patas em nosso estabelecimento físico em São Paulo (SP).

Onde realizar o exame de Coloração de Gram em São Paulo (SP)?

O Gold Lab Vet possui equipamentos de ponta, profissionais qualificados e se preocupa com o ótimo atendimento de cachorros e gatos. Nosso laboratório veterinário está no mercado desde 2015 atendendo em São Paulo (SP), sempre com os melhores equipamentos e preços extremamente populares, que cabem em todos os bolsos. 

O que está esperando para agendar um dia conosco?

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame de Cardiologia Veterinária

Cardiologia Veterinária

O laboratório veterinário Gold Lab Vet atende cachorros e gatos em São Paulo (SP) para a realização de exames de cardiologia veterinária. Navegue pelo conteúdoO

Acessar
Eletrocardiograma Veterinário

Exame Eletrocardiograma Veterinário

O eletrocardiograma veterinário (eletrocardiografia) é um exame que permite o especialista cardiologista a avaliação elétrica do funcionamento/atividade cardíaca do seu animal. Realizamos eletro em cães

Acessar
Exame Raio X Veterinário

Exame Raio X Veterinário

O Raio X Veterinário ou Radiografia Veterinária é um exame solicitado por muitos veterinários para identificar alterações na estrutura óssea do cachorro ou gato. A

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?