Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame Cultura e Antibiograma Veterinário

O estudo e análise sobre as culturas bacteriológicas e fúngicas do animal auxiliam a realizar o diagnóstico e tratamento adequado de determinadas doenças.

O que é e para que serve o exame de Cultura e Antibiograma?

O exame de cultura com antibiograma serve para identificar o microrganismo responsável pela infecção e qual antimicrobiano pode ser utilizado de forma mais eficaz em seu combate.

Como é feito o exame cultura e antibiograma?

O exame de cultura e Antibiograma é um teste simples realizado a partir da coleta do material biológico da região infeccionada (sangue, urina, saliva, catarro, fezes, pele, secreção ocular, secreção otológica, entre outros), que deve ser armazenada em um recipiente com meio de transporte (normalmente é o swab com meio de Stuart).

Para realizar a coleta, recomenda-se que o animal não tome banho e não utilize medicamentos por um período mínimo 7 (sete) dias para evitar resultados falso-negativos.

A amostra retirada do cachorro ou gato deve ser colocada em um meio de cultura em laboratório para que haja a análise das informações em relação ao desenvolvimento de microrganismos. O tempo que deve ser aguardado vai de 24 a 48 horas. Além disso, a partir do momento em que se observa o crescimento de microrganismos no meio de cultura, é possível verificar a quantidade de bactérias.

Depois que ocorre o crescimento, este microorganismo será isolado e submetido a alguns testes de identificação em que se torna possível identificar qual é o agente responsável pela infecção do animal. Após isolamento, é também realizado o antibiograma onde o microrganismo é testado para diferentes antibióticos, verificado para quais antibióticos é sensível ou resistente.

Como interpretar o resultado de Cultura e Antibiograma?

O resultado da cultura com antibiograma é dado em forma de laudo, em que é indicado se o exame é negativo ou positivo. Se positivo, indica qual o microrganismo identificado e os antibióticos a que foi sensível e resistente.

O resultado é considerado negativo quando, após 48 horas de incubação, não houve o crescimento bacteriano. Por outro lado, o resultado é positivo quando há crescimento de alguns microrganismos no meio de cultura.

Quanto ao antibiograma, também conhecido por Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (TSA), informa se o microrganismo é sensível ou resistente ao antibiótico, a partir do tamanho do diâmetro dos halos. Os antibióticos testados vão depender da região que a secreção foi coletada e do tipo de bactéria isolada. O resultado deve ser interpretado após 18-24 horas de incubação.

O que significa antibiograma negativo?

Quer dizer que não houve o crescimento de bactérias na região. Em culturas com o resultado negativo deve ser considerada as seguintes condições:

  • Quantidade e qualidade do material coletado;
  • Meio de transporte utilizado;
  • Uso de antibiótico com efeito residual;
  • Tipo de microorganismo envolvido na constatação do mesmo em exames diretos.

Quais são as causas da resistência a antibióticos?

Existem alguns motivos que fazem com que as bactérias e vírus se tornem resistentes ao uso de antibióticos e outros tipos de medicamentos, sendo eles:

  • Evolução bacteriana originada pela mutação, que ocorre muitas vezes devido ao uso incorreto dos antibióticos;
  • Utilização abusiva de medicamentos;
  • Uso incorreto do medicamento, não respeitando o tempo de intervalo entre as doses a serem tomadas;
  • Não estar em dia com o tratamento indicado pelos especialistas.

Qual o prazo para a liberação de uma cultura e antibiograma?

No Gold Lab Vet, fornecemos o prazo máximo de até 5 dias úteis para a liberação do laudo, porém em casos que não é necessário a repetição do exame, liberamos em até 3 dias úteis.

Meu pet já está sob tratamento com antibiótico, posso realizar a cultura e antibiograma mesmo assim?

Orientamos sempre a realização da cultura e antibiograma antes do início do tratamento, porém, em casos em que já se iniciou o tratamento, recomendamos ao tutor seguir as orientações do clínico veterinário.

Não indicamos a interrupção do tratamento para a realização do exame de cultura e antibiograma, pois há a possibilidade de causar resistência bacteriana. Em casos que o exame de cultura e antibiograma é realizado durante o tratamento com antibioticoterapia, isso deve ser considerado na interpretação do resultado.

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame T4 Livre Veterinário

O T4 LIVRE (Tiroxina Livre) pretende avaliar o funcionamento da tireoide do animal, certificando-se de que não há excessos hormonais que prejudicam o seu desenvolvimento.

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?