Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame de GAMA GT (GGT) veterinário

O laboratório veterinário Gold Lab Vet realiza o exame de GAMA GT (GGT – gama glutamil transferase) em cachorros e gatos. Estamos no mercado desde 2015, com espaço físico localizado em São Paulo (SP). Entre em contato conosco e agende um dia pelo WhatsApp!

O que é e para que serve o exame de GAMA GT (GGT) – gama glutamil transferase?

O exame de Gama GT (GGT) serve para identificar as quantidades de gama glutamil transferase (GGT ou gama GT) presente no sangue. Esta enzima está presente em diversas partes do organismo animal (com atividade particularmente elevada no pâncreas, rins e mucosa intestinal), o aumento da atividade sérica de GGT é considerado em especial um marcador de doença hepática.

Por meio da quantidade em que está disponibilizada, é possível identificar doenças relacionadas à função hepática. O teste é realizado pelo laboratório veterinário, Gold Lab Vet, localizado em São Paulo (SP) que atende desde 2015. Somos especializados em cachorros e gatos

Este teste é realizado somente em laboratório veterinário por intermédio da coleta de sangue pelo processo de venopunção. O teste fica pronto no período de até 12 horas, no entanto, pode ser antecipado sem custo ao tutor com prazo de até 2 horas.

Justamente por existirem alguns fatores que interferem nos resultados, como o uso de  anticonvulsivantes e glicocorticóides, além da alimentação, é recomendado que o pet fique em jejum por ao menos 8 horas. Apesar disso, o tutor pode lhe fornecer água.  

Quer garantir saúde e bem-estar para o seu pet? Agende todos os exames dele com o Gold Lab Vet, somos um laboratório veterinário especializado com um ótimo atendimento tanto para o tutor quanto para o seu bichano. Estamos no mercado desde 2015, com espaço em São Paulo (SP), preocupados em ofertar agilidade nas entregas, além de equipamentos de ponta para melhorar a experiência dos nossos clientes. 

O que é GGT alto em cachorros e gatos?

A elevação na quantidade de gama glutamil transferase (GGT) indica uma série de fatores relacionados à saúde do seu pet, inclusive em relação à colestase intra e extra-hepática e doença hepatocelular.

Mas, quais são as diferenças entre a doença hepática e a insuficiência? Provavelmente, você deve ter escutado algo por cima enquanto estava na consulta com o veterinário, ficando na dúvida sobre. 

Doença Hepática: Trata-se de distúrbios que causam pequenas lesões sobre os hepatócitos, como no caso de questões metabólicas e intoxicação alimentar do pet. Os traumas e obstruções do ducto biliar são outros fatores que interferem.  

Insuficiência Hepática: Ocorre certa dificuldade para depurar o sangue em relação a substâncias eliminadas pelo fígado durante a síntese de proteínas. Geralmente, a síntese de proteínas ocasiona a liberação de amônia, tóxica para o organismo dos animais, justamente porque ocasiona na acidificação do sangue. 

O que o exame de Gama GT detecta?

O exame de Gama GT visa detectar doenças hepáticas em cachorros e gatos. Entretanto, quais são as principais delas? As mais comuns estão citadas abaixo, sendo diagnosticadas por um veterinário após a realização do teste:

Hepatites tóxicas e medicamentosas: Elas possuem diversas causas. No entanto, a maior frequência surge quando o animal é envenenado ou recebe altas doses de remédios, causando sobrecarga no fígado, ocasionando hepatites. 

Um dos sinais da sua presença é quando o animal apresenta o aparecimento de cor amarelada/alaranjada na pele, sendo necessário que o tutor o leve urgentemente ao veterinário. 

Tumores de fígado: Existem algumas raças de animais predispostas a adquirir tumores no fígado, principalmente pastor alemão, labrador, rottweiler e poodle. Felizmente, dependendo do local em que estiver o tumor, é possível que o animal seja operado. 

Sede excessiva e perda de peso, mesmo sendo um animal com uma alimentação abundante, são sinais de preocupação. Além disso, é possível notar que o bichano apresenta diarreias com frequências mais comuns que antes. 

Hepatites infecciosas: a hepatite mais comum é a viral, que aparece em cães de qualquer idade ou raça. Entretanto, vale salientar que os filhotes são os mais propensos a serem contaminados. 

Existem alguns sinais que o seu pet apresenta e que mostram uma possível hepatite infecciosa, sendo eles: febre, linfadenomegalia cervical, inapetência, letargia, conjuntivite, vômito com ou sem sangue. 

Lipidose hepática: ocorre devido ao intenso acúmulo de gordura no fígado do cachorro ou gato, geralmente provocada por muito tempo sem se alimentar ou dietas inadequadas.  Por isso, é comum em animais que geralmente moram na rua. A atrofia muscular é um dos principais sinais de que o cachorro sofre com lipidose hepática, além da perda de peso. 

Como saber se meu cachorro ou gato está com problemas no fígado?

Existem alguns sinais observados quando o cachorro ou gato apresenta problemas no fígado, sendo os principais deles:

    • Diminuição do apetite e, tendo como consequência, a repentina perda de peso. 
    • Icterícia, aparência mais amarelada principalmente na gengiva e nos olhos do animal, que indicam problemas de filtragem do fígado. 
    • Aumento de sede.
    • Vômitos ou diarreia, o pet parece estar enjoado com frequência.

Quanto custa o exame Gama GT?

O valor / preço do exame  GAMA GT (GGT) está em R$ 22 e é entregue em até 12 horas após a sua realização. 

Em quanto tempo fica pronto o resultado do Exame de GAMA GT (GGT)?

O resultado do exame fica pronto em até 12 horas.  

Onde realizar o exame Gama GT em São Paulo?

O Gold Lab Vet é um laboratório veterinário localizado na Av. Pedro Bueno, 635 – Jabaquara – São Paulo – SP | CEP 04342-010, Zona Sul.  Somos especializados, desde o ano de 2015, no atendimento de cachorro e gato, utilizando equipamentos de ponta e um ambiente organizado para que os tutores obtenham a melhor experiência em nosso espaço físico, com mais de 100 exames em nossos consultórios

 

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?