Gold Lab Vet | Laboratório veterinário

Pesquisa de Ectoparasitas (raspado de pele) veterinário

O laboratório veterinário Gold Lab Vet trabalha com a Pesquisa de Ectoparasitas (raspado de pele) em cachorros e gatos em São Paulo (SP). Nosso portfólio conta com mais de 100 exames para pets com preços acessíveis e altamente competitivos, além dos equipamentos de ponta e qualidade.

O que é e para que serve a Pesquisa de Ectoparasitas (raspado de pele)?

Indica-se a pesquisa de ectoparasitas, ou raspagem de pele, quando o cachorro ou gato apresenta lesões cutâneas e aparecimento de pus. Este exame é realizado pelo laboratório veterinário Gold Lab Vet em São Paulo (SP) e identifica:

Sarcoptes scabiei (escabiose): conhecida pelo nome popular de sarna parasitária. É transmitida por intermédio do contato direto com os contaminados. 

Geralmente, os ácaros adultos perfuram áreas ocasionando o aparecimento de manchas, pus, vermelhidão e coceira excessiva. Existem alguns fungos confundidos com a sarna e que, por isso, precisam das devidas atenções para a realização do diagnóstico, como urticária papular e prurigo estrófulo. 

Demodex sp (Sarna demodécica): É um outro tipo de sarna parasitária, conhecida também por sarna folicular ou sarna vermelha, que acomete principalmente filhotes, onde a transmissão ocorre da mãe para os neonatos lactentes, através de contato direto. 

Essa doença não tem cura, o tratamento é feito a base de medicamentos para controlar a infecção, por isso animais acometidos por essa sarna não podem ser reprodutores.

​Como é feito o raspado de pele?

A raspagem deve ser realizada com o auxílio de uma lâmina de bisturi, onde o profissional raspará a parte da borda contaminada  e realizará a análise no microscópio. 

Em algumas situações, faz-se necessário realizar uma raspagem mais profunda até haver o aparecimento de sangue, principalmente se há a desconfiança de que o pet esteja infectado por ácaros, visto que o habitat deles é justamente no interior da pele.

A análise da amostra pode ser realizada com intuito de Microscopia direta: avaliar a presença de ácaros adultos e ovos e quantificação da presença deles.

Quais os tipos de exames de pele?

Você sabia que existem outros tipos de exames de pele além da Pesquisa de Ectoparasitas (raspado de pele)? Neste, como foi possível observar anteriormente, realiza-se uma breve raspagem sobre o local com uma lâmina, além da retirada de sangue. 

No entanto, os outros bastante solicitados por veterinários são:

Citologia: é realizada para fungos e bactérias, e até mesmo processos inflamatórios ou neoplásicos. Este procedimento é  realizado de formas distintas, tanto por punção quanto por esfoliação do local. 

Alergia: nesta situação, o animal, seja cachorro ou gato, é exposto a diversas substâncias que permitirão analisar qual é reação a cada uma delas, inclusive as de pele, que ocasionam folículos e pus. 

Culturas fúngicas bacterianas: é recomendado pelos veterinários quando se desconfia da presença de micoses. 

Culturas bacterianas e antibiograma: quando a suspeita é por infecções bacterianas. Esse exame além de identificar a bactéria, identifica também quais antibióticos a bactéria é sensível ou resistente, exame essencial para o sucesso terapêutico.

Biópsia: ocorre por intermédio da retirada de uma parte do tecido e sua análise completa em laboratório. 

Otoscopia: se trata da utilização de um aparelho chamado de otoscópio, destinado para avaliar o canal auditivo de perto e diagnosticar doenças como a otite, inflamação que desencadeia, em casos mais graves, sangramento no ouvido.

Quais os sinais de problema de pele?

Existem alguns sinais que o tutor precisa se atentar e que demonstram a importância de procurar por um laboratório veterinário para realizar o exame de Pesquisa de Ectoparasitas (raspado de pele)

  • Manchas avermelhadas ou amareladas sobre a pele. 
  • Descamação. 
  • Irritações.
  • Pontos vermelhos. 
  • Feridas com e sem pus. 
  • Cascas. 
  • Pelo poroso e caindo em locais isolados. 
  • Coceiras.
  • Outros. 

 

🐕 Realizar o diagnóstico precoce das doenças é essencial para que o veterinário sugira tratamentos ainda mais eficazes, impedindo, assim, que o cachorro ou gato sofra com o aparecimento de sintomas graves. Agende já um dia para conhecer o nosso espaço físico, o laboratório veterinário Gols Lab Vet, e trazer o seu bichinho! 🐕

FAQ – laboratório veterinário para cachorros e gatos em São Paulo (SP)

Abaixo, nosso laboratório veterinário especializado em cachorros e gatos separou uma lista de perguntas e respostas relevantes que você precisa saber antes de agendar.

Quais animais são atendidos pelo laboratório veterinário?

O laboratório veterinário Gold Lab Vet atende apenas cachorros e gatos desde 2015. 

Qual prazo dos exames de pesquisa de ectoparasitas?

O prazo fornecido pelo nosso estabelecimento para a liberação dos resultados é de até 12 horas. Todo o acompanhamento dos resultados é realizado por meio do acesso de tutor em nosso site. 

Qual o valor do exame de raspagem de pele?

O preço da raspagem de pele está em  R$ 30 com o prazo de até 12 horas para ser liberado por nosso espaço. 

Devido aos nossos equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados, conseguimos liberar os resultados rapidamente. Além de, claro, garantir uma ótima experiência tanto para os tutores quanto para os pets. 

Onde realizar a Pesquisa de Ectoparasitas (raspado de pele) em São Paulo (SP)?

O Gold Lab Vet ficou conhecido em São Paulo (SP) por ser um laboratório veterinário especializado em cachorros e gatos que, além de contar com preços altamente competitivos e populares, possui equipamentos de ponta  e profissionais altamente qualificados destinados para resultados avançados e detalhados. 

Nos preocupamos com a qualidade do nosso atendimento e agilidade. Agende conosco!

Ligue para gente

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Abrir conversa
1
Fale com um atendente
Deseja agendar? Fale com um especialista agora mesmo.