Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas) veterinário

O laboratório veterinário Gold Lab Vet realiza o exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas) em cachorros e gatos, estamos localizados em São Paulo (SP). Diagnosticar precocemente as bactérias que prejudicam a saúde do seu pet possibilita tratamentos mais eficazes.

O que é e para que serve o exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas)?

O exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas) serve para identificar bactérias que prejudicam a saúde do animal. Assim sendo, é possível que o veterinário sugira formas eficazes para a realização do tratamento, assim como qual será a duração do tratamento.

Além disso, o teste é necessário para saber a real dosagem a ser utilizada, conforme o estágio em que o pet se encontra! O exame é realizado pelo nosso laboratório veterinário, Gold Lab Vet, em São Paulo (SP), somos especializados no cuidado de cachorros e gatos

Resumidamente, é justamente por meio deste teste que os veterinários saberão quais são as bactérias que os pets são resistentes, o tempo necessário para cada tratamento. As principais delas são Staphylococcos spp, Escherichia coli, Proteus spp, Pseudomonas aeruginosa e Serratia liquefaciens.

Os sintomas apresentados por infecção variam conforme a raça, tipo, tamanho e o contexto de vivência do animal, assim como sua imunidade. Além disso, por se tratarem de diversas bactérias, cada uma delas reage de forma diferente.

O antibiograma é indicado caso o profissional saiba que o animal está infectado,  porém quer saber quais antibióticos são sensíveis ou resistentes à determinada bactéria, com o intuito do sucesso terapêutico e redução da resistência bacteriana. Além disso, é válido salientar que existe um prazo para que o teste seja realizado e o seu pet volte para receber novas instruções do profissional. 

Realize o exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas) com nosso laboratório veterinário, Gold Lab Vet, em São Paulo (SP): mantenha a saúde do seu pet sempre em dia, para aumentar o bem estar do cachorro ou gato, diminuindo o tempo de espera pelo tratamento. 

O que é uma bactéria aeróbica?

Uma bactéria aeróbica é aquela que precisa de oxigênio para sobreviver, enquanto as anaeróbias não necessitam dele. Os animais também podem ser infectados pelas bactérias facultativas, ou seja, aquelas que vivem tanto em ambientes aeróbicos quanto anaeróbicos. De forma sintetizada, todas são consideradas organismos microscópicos unicelulares, ou seja, formadas por apenas uma célula. 

O que quer dizer cultura para aeróbios?

Cultura é um componente utilizado por muitos veterinários ou profissionais da saúde dos seres humanos para analisar quais são as bactérias que se desenvolvem em um ambiente rico em nutrientes. Por meio de uma cultura bacteriana, entende-se quais são as principais características e componentes de uma colônia. 

FAQ – laboratório veterinário para cachorros e gatos em São Paulo (SP)

Confira, abaixo, um FAQ de perguntas e respostas frequentes realizadas pelos tutores para o nosso laboratório veterinário em São Paulo (SP). Caso tenha ficado com mais alguma dúvida além destas, entre em contato conosco.

O que causa as bactérias anaeróbias?

Não existe uma causa específica pelo aparecimento de bactérias. Afinal, estão presentes em todo o ambiente e infectam tanto os seres humanos quanto os animais a qualquer momento. 

Para entender quais são as bactérias que causam desconforto no pet, é necessário realizar exames indicados por profissionais, que fornecerão um contexto melhor para compreender a situação. E, assim sendo, fornecer as melhores formas de tratamento. 

Qual o valor de um exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas)?

O preço do exame de cultura e antibiograma é R$ 70, entre em contato conosco para agendar uma data e comparecer ao nosso estabelecimento físico. Também atendemos sem agendamento. No entanto, nesta situação, faz-se necessário que o tutor aguarde em uma fila de espera, sem expectativa prévia de tempo de espera. 

Em quanto tempo fica pronto o resultado do exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas)?

O resultado do exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas) é liberado em até cinco dias úteis. Entretanto, mediante o pagamento de uma taxa extra, é possível antecipar os resultados. 

Como fazer o exame de cultura e antibiograma?

O primeiro passo para realizar o exame é agendar uma consulta com o veterinário e  receber dele a solicitação. Posteriormente, deve-se agendar um dia com um laboratório veterinário, como o Gold Lab Vet em São Paulo (SP). 

É necessário que o pet fique sem antibioticoterapia e sem limpeza/banho pelo menos 7 dias antes do exame, para evitar resultados falso-negativos

No momento em que for realizar o exame, o profissional responsável pelo atendimento removerá uma parte de urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado por microrganismos para que seja analisado posteriormente. O local onde será retirada a amostra varia conforme as orientações fornecidas pelo veterinário no momento da consulta. 

Quando o antibiograma é indicado?

Na maioria das vezes, o exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas) é indicado quando o veterinário sabe que há a infecção de bactérias, mas ainda não tem certeza de qual é e precisa de mais informações para a indicação de um tratamento, duração e dosagens corretas. 

Qual a melhor clínica para exame de cultura e antibiograma – ATB (aeróbicas) | Laboratório Veterinário em São Paulo (SP) em São Paulo (SP)?

Venha conhecer o laboratório veterinário Gold Lab Vet! Nosso espaço se preocupa em oferecer o melhor tratamento tanto para os animais quanto para os seus tutores. Além disso, contamos com equipamentos de ponta que garantem agilidade na entrega dos resultados e mais especificidades.

Venha nos conhecer agora mesmo, somos referência na região devido aos preços populares atrelados a equipamentos de ponta  que garantem resultados rápidos. 

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?