Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 dosagens) veterinário

O laboratório veterinário Gold Lab Vet  trabalha com a realização do teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens) para diagnosticar a síndrome de Cushing. Ele é realizado por nosso espaço em São Paulo (SP), tanto em cachorros quanto gatos. Agende conosco! 🐕

O que é e para que serve o teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens)?

O teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens) visa identificar a síndrome de cushing, ou hiperadrenocorticismo, quando o cortisol é produzido em excesso pelo cachorro ou gato. Este exame é realizado por nosso laboratório veterinário, Gold Lab Vet, em São Paulo (SP). 

O hiperadrenocorticismo espontâneo é comum em cães idosos, mas raro em gatos. As manifestações clínicas estão associadas à exposição excessiva e crônica aos glicocorticoides.

Muitas vezes, o teste é solicitado em acompanhamento a outros, justamente para que o especialista tenha noção sobre o contexto geral da saúde do animal. Alguns sinais de que o pet possui hiperadrenocorticismo e que precisa de acompanhamento com especialista é:

  • polidipsia: identificada pelo aumento na ingestão de água. 
  • poliúria: com o animal ingerindo mais água, é comum que possua mais necessidades de urinar. A urina, apesar disso, apresenta uma coloração mais clara que o normal.
  • polifagia: o pet sente dificuldade em perder peso, mesmo não apresentando polifagia.
  • aumento do volume abdominal: como se fosse uma “barriga de água”, enquanto o restante do corpo permanece extremamente magro. 
  • pele fina: é comum o aparecimento de securas ou quedas de pelo. 
  • dermatopatias: diversas doenças de pele que, em estágios mais graves, ocasionam em pus e vermelhidão, além de descamação. 
  • hiperpigmentação da pele: derme mais escura. 

​Como é feito o teste de supressão com dexametasona?

Para este exame, será necessário que o pet esteja em jejum por 08 horas. No entanto, a água pode ser fornecida à vontade. Após este preparo, haverá a retirada de uma amostra, que será centrifugada e transpassada a um tubo com tampa vermelha para análise. 

É aplicado a medicação IV (intravenosa), dose conforme o peso do animal e, após 8 horas, coleta-se uma nova amostra. A medicação é aplicada em baixas doses e não prejudica a saúde do animal.

 As preocupações dos médicos veterinários ocorrem quando o animal apresenta altas doses de cortisol mesmo com o uso de Dexametasona.

Qual exame detecta síndrome de Cushing?

O teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens) é responsável por detectar a síndrome de Cushing. No entanto, dependendo do estado de saúde do animal, é comum que o veterinário solicite outros tipos de exames. O exame de sangue (hemograma completo) é um dos mais pedidos, além da dosagem de colesterol, triglicérides e glicemia.

Realizar o diagnóstico para esta síndrome permite que o cachorro ou gato tenha mais bem-estar, diminuindo o seu sofrimento, além de tornar o tratamento mais eficaz. Portanto, agende um dia com o laboratório veterinário Gold Lab Vet para trazer o seu pet.

Não realizamos este exame aos sábados devido ao intervalo de coletas! Contamos com equipamentos de altíssima qualidade e entregamos os resultados rapidamente. Nos preocupamos com a qualidade no atendimento tanto dos animais quanto dos tutores. 🙋

Abaixo, separamos um FAQ de perguntas e respostas com as principais dúvidas dos tutores em relação à síndrome de cushing e o teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens). Caso reste alguma dúvida, entre em contato conosco.  E, se está em busca de um laboratório veterinário em São Paulo (SP), também podemos te ajudar!

Qual a causa mais comum de aumento de cortisol sérico?

A causa mais comum do aparecimento da síndrome de cushing é justamente o excesso de cortisol incidindo geralmente em animais com pequeno porte (poodle, shih-tzu, lhasa, yorkshire, spitz – mas não é uma regra). Outros motivos que podem causar o aumento do cortisol sérico são:

  • Hiperadrenocorticismo;
  • Estresse;
  • Enfermidades não adrenais;
  • Medicamentos (prednisona, prednisolona ou esteroides;
  • relacionados);
  • Manuseio e/ou armazenamento inapropriado.

Qual o valor de um teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens)?

O preço do teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens) está em R$ 194 (2 dosagens) / R$ 278 (3 dosagens) com o prazo de entrega em até 7 dias úteis, considerando sempre o prazo em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. 

Nosso laboratório veterinário possui um dos valores mais em conta do mercado, além de oferecer equipamentos de ponta e altíssima qualidade. Estamos preocupados em prestar o melhor atendimento tanto para o seu pet, quanto para os tutores. Portanto, entre em contato conosco para realizar os agendamentos!

Em quanto tempo fica pronto o teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens)?

O resultado do teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens) será liberado para os tutores com o prazo de 7 dias úteis. Todo o acompanhamento do processo é realizado por meio do nosso site oficial com o acesso do tutor. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe. 

Quais fatores interferentes no teste de supressão com dexametasona?

A administração de Prednisona ou prednisolona (ou esteroides cuja estrutura seja relacionada) apresenta reação cruzada com o teste para dosagem de cortisol e elevar falsamente o resultado. Interrompa a terapia esteróide por 48 h antes do teste:

  • -Dexametasona não interfere na dosagem de cortisol.
  • Qualquer causa de estresse crônico ou enfermidade não adrenal pode ocasionar elevação do cortisol e resultado falso positivo.

Onde realizar o teste de supressão com Dexametasona (2 e 3 Dosagens) em São Paulo (SP)?

O Gold Lab Vet atua atendendo cachorros e gatos em São Paulo desde 2015, contando com equipamentos de ponta e de altíssima qualidade. Nosso portfólio possui mais de 100 exames destinados para cachorros e gatos com preços acessíveis e entregas extremamente rápidas. 

Entre em contato com nossa equipe para agendar um dia e trazer o seu pet. Não esqueça que, quanto antes realizar o diagnóstico, melhores serão os desempenhos do tratamento, e menos o seu pet sofre com os sintomas ocasionados pelo excesso ou baixa quantidade de cortisol no corpo!

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?