Toxoplasmose x Gatos

Toxoplasmose é o nome da doença zoonótica causada pelo parasita Toxoplasma Gondii, que tem como hospedeiro primário os felinos, ou seja, os nossos gatinhos. Geralmente os gatos infectados são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas, entretanto apresentarão manifestações principalmente quando estiverem imunossuprimidos, apresentando febre, dispneia, tosse e diarreia. Os gatos se infectam através da caça predatória de animais infectados, principalmente os que têm acesso à rua, ou com a ingestão, fornecida pelos tutores, de carne crua ou mal cozida, contendo os cistos do parasita, já que bovinos e suínos também podem se infectar com o parasita, sendo chamados de hospedeiros intermediários. Quando infectados, os gatos eliminarão os oocistos do parasita pelas fezes, porém esses mesmos oocistos levarão cerca de 24 a 96 horas para esporularem e se tornarem infectantes, por isso a importância da limpeza diária da caixinha de areia dos nossos amiguinhos peludos. Gatos infectados por Toxoplasma Gondii muitas vezes são abandonados por seus tutores, principalmente quando sua tutora está grávida. Porém, é importante alertarmos que quaisquer pessoas, até mesmo as futuras mamães, só se infectarão caso tiverem contato direto com as fezes do gato, após a limpeza da caixa de areia, levarem as mãos até a boca ou mexerem em algum alimento, antes de higienizarem corretamente suas mãos. Além da higienização das mãos, outras medidas que podem ser tomadas são: limpeza diária da caixa de areia e até mesmo o uso de luvas nesse procedimento, lavar bem os alimentos antes de ingeri-los, já que a toxoplasmose também ocorre pela ingestão de alimento contaminado, e evitar oferecer ao gato carne crua ou mal cozida. Por fim, é importante enfatizarmos que o contato da pessoa com o gato infectado não haverá a transmissão do parasita, e sim, o contato direto com as fezes deles. O diagnóstico para essa enfermidade pode ser feito através do exame coproparasitológico, exames sorológicos e moleculares.

Posts Em Destaque