Instabilidade Atlantoaxial



A instabilidade atlantoaxial é uma alteração do dente do áxis e/ou dos ligamento que fazem parte a articulação atlantoaxial, que é multifacetada e diartrodial e causa instabilidade, subluxação vertebral pode causar compressão da medula espinhal e de raízes nervosas. A instabilidade atlantoaxial também é conhecida como subluxação atlantoaxial e luxação atlantoaxial.

Os sinais clínicos variam de acordo com o grau de luxação. Podendo variar de rigidez e dor cervical até paraparesia espástica, e ás vezes tetraplegia. Os sinais podem surgir lentamente ao longo de vários meses, ou podem ocorrer de forma aguda. O traumatismo grave de medula espinhal, em decorrência da luxação atalntoaxial, poderá resultar na morte, em decorrência de paralisia respiratoria.

O diagnostico definitivo é dado pela avaliação neurologica associada com técnicas de imagem da coluna vertebral cervical, principalmente radiografias nas posições laterolateral e ventrodorsal.

Tratamento pode ser por métodos conservadores ou cirúrgicos. O prognóstico vai depender do grau de traumatismo imposto á medula espinhal.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Freire Farto, 689 - Jabaquara

São Paulo - SP | CEP 04343-120

(11) 3042-6663 | (11) 99915-5600

contato@goldlabvet.com

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 9:00 - 18:00hs

Sábados: 9:00 - 16:00hs

Domingos e Feriados: 9:00 - 13:00hs

(Exceto último domingo do mês - FECHADO)

©2020 por GOLD LAB VET