Instabilidade Atlantoaxial



A instabilidade atlantoaxial é uma alteração do dente do áxis e/ou dos ligamento que fazem parte a articulação atlantoaxial, que é multifacetada e diartrodial e causa instabilidade, subluxação vertebral pode causar compressão da medula espinhal e de raízes nervosas. A instabilidade atlantoaxial também é conhecida como subluxação atlantoaxial e luxação atlantoaxial.

Os sinais clínicos variam de acordo com o grau de luxação. Podendo variar de rigidez e dor cervical até paraparesia espástica, e ás vezes tetraplegia. Os sinais podem surgir lentamente ao longo de vários meses, ou podem ocorrer de forma aguda. O traumatismo grave de medula espinhal, em decorrência da luxação atalntoaxial, poderá resultar na morte, em decorrência de paralisia respiratoria.

O diagnostico definitivo é dado pela avaliação neurologica associada com técnicas de imagem da coluna vertebral cervical, principalmente radiografias nas posições laterolateral e ventrodorsal.

Tratamento pode ser por métodos conservadores ou cirúrgicos. O prognóstico vai depender do grau de traumatismo imposto á medula espinhal.

Posts Em Destaque
Posts Recentes