Dezembro verde – Não ao abandono de animais!



O mês de dezembro é o mês mais esperado pela maioria de nós! Mês de férias, mês de festas e também o mês onde há maior incidência de abandono de animais!

Sim, muitas pessoas abandonam seus animais nessa época, pois elas vão viajar e não tem com que deixar seus animais e resolvem abandoná-los.

O abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro/2020, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.

Os animais que são abandonados, além de correrem riscos de atropelamento, passam fome, frio e maus tratos. Vale ressaltar também, que sem os devidos cuidados de higiene e com a saúde, eles podem desenvolver doenças infecciosas transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa (ZOONOSES).

POR ISSO, ANTES DE COMPRAR OU ADOTAR QUALQUER ANIMAL, TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE OS ANIMAIS DÃO GASTO SIM! Não só com ração, mas com vacinações, consultas com médico veterinário, higiene, entre outras. Pense que eles são uma vida e o mais importante: eles tem SENTIMENTOS!

Posts Em Destaque
Posts Recentes