Alterações dos soros

Na imagem acima podemos observar 4 tipos diferentes de soro:

1ºTransparente e límpido, que é o soro ideal para a realização dos exames.

2º 🔴 Hemolisado, soro avermelhado, são ocasionados devido à lise das hemácias, esta alteração pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo: dificuldades na hora da coleta, armazenamento errado.

3º ⚪ Lipêmico, soro evidentemente turvo e leitoso, esperado que isso ocorra em animais que não estejam em jejum adequado antes da coleta, também pode ocorrer em síndromes hiperlipêmicas. Essa interferência na transmissão da luz pode afetar os testes espectrofotométricos.

4º🟡 Ictérico, soro pode estar levemente ou intensamente amarelado, estão relacionadas com o aumento da bilirrubina na amostra de soro, que pode ocorrer devido à uma anemia hemolítica, por destruição intensa de hemácias (hemólise), como também por doenças hepáticas, medicamentos e outras substâncias químicas possam alterar as reações dos exames laboratoriais. Essa alteração pode afetar os resultados dos exames espectrofotométricos.

Esses fatores que podem levar a erros nos resultados dos exames laboratoriais e que podem afetar a interpretação dos exames. São classificados em erros pré-analíticos (hemólise) e analíticos (lipemia e ictéricia).

Posts Em Destaque
Posts Recentes