Raio X para cães e gatos

Conheça tudo sobre o exame radiológico digital veterinário

Fazemos exames de raio X para cães e gatos em nosso laboratório, em sua casa ou na sua clínica.

Para radiologia domiciliar, clique aqui:

 

RAIO X EM CÃES E GATOS: TUDO QUE VOCE PRECISA SABER ANTES DE REALIZAR O EXAME

 

Saiba como funciona e quais são as facilidades que esse exame de imagem pode trazer para que o médico veterinário saiba o que seu pet tem.

Introdução:

Assim como a medicina humana, a medicina veterinária teve avanços bastante rápidos quando o assunto é o diagnóstico de doenças em cães e gatos, com descrição cada vez mais precisa do problema enfrentado pelo seu pet.

Dentre esses avanços, o diagnóstico por imagem (Raio-X) vem se tornando um grande aliado para o médico clínico veterinário e as clínicas veterinárias.

Com o advento da imagem os médicos veterinários vêm tendo uma melhor identificação do problema enfrentado pelo pet, com posterior indicação do melhor tratamento para que seu cão ou gato tenha uma rápida recuperação.

Entre os diversos exames de imagem utilizados em cães e gatos, temos os exames radiológicos, que englobam tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e outros, porém o exame radiológico mais conhecido é a radiografia, popularmente conhecida como Exame de Raio X.

Esta modalidade de exame por imagem é o maior aliado para seus cães e gatos, visto que é relativamente mais barato, não invasivo e de bom diagnóstico de fraturas e lesões de órgãos internos.

O exame de raio x em cães e gatos é bastante utilizado para diagnósticos veterinários e será sobre esse tema que falaremos agora.

 

 

Entendendo o exame: O que é o exame de raio-x veterinário?

O exame de raio X é usado para ver “dentro” do corpo do seu pet e vem sendo utilizado a mais de 30 anos no diagnóstico veterinário. A grosso modo, é tirada uma foto do animal, com uma diferença, a fotografia foca por dentro do mesmo.

Para obter a imagem, é utilizado um equipamento que funciona como se fosse uma grande máquina fotográfica (máquina chamada EMISSOR).

Dentro desta máquina, existe um flash que emite uma luz invisível de alta carga energética, que o olho humano não consegue enxergar. Essa luz é tão forte que atravessa o corpo do animal.

A única coisa que “dificulta” a passagem desse raio são os ossos, que aparecem um uma chapa metálica (semelhante aos antigos filmes fotográficos) que é utilizada no exame, por isso possíveis fraturas ou lesões poderão ser observadas na projeção do exame. Além disso, com o auxílio de contrastes químicos específicos observa-se também outros órgãos.

O exame radiográfico (raio x veterinário) permite uma visão panorâmica das estruturas torácicas, abdominais, ósseas e articulares dos “pets”. Somente realizamos exames de raio X para cães e gatos.
 

Solicitando o exame de raio-x para cachorro:

Somente realizamos exames mediante do encaminhamento (pedido) do seu médico veterinário. Se o seu pet estiver com algum sinal de dor ou desconforto, agende uma consulta com seu veterinário e detalhe a situação para ele, se necessário ele pedirá o exame de raio X.

No entanto, o tutor pode “ajudar” na saúde de seu animal. Pets não sabem “falar” quando estão com dor ou estão com algum desconforto físico. Porém, alguns sinais podem indicar a necessidade de um exame de raio x em cães e gatos, veja:

  • Cão ou gato mancando ao andar;

  • Dificuldade e dor ao levantar-se;

  • Sensação de dor quando o tutor toca alguma parte do corpo do animal;

  • Suspeita de ingestão de materiais indevidos;

  • Inchaço de alguma parte do corpo;

Em casos mais sérios, como após um atropelamento ou queda mais grave, certamente o médico veterinário irá solicitar o exame.

Papel do médico clínico veterinário:

Solicitar o exame de raio-x sempre que necessário

Ao observar algum dos sinais citados em seu cão ou gato, leve-o imediatamente a um veterinário de confiança, ele terá todas as condições de atender o seu pet e solicitar o exame de raio x, caso sinta necessidade. Lembrando que este exame será sempre um pedido do médico veterinário. Mas não se preocupe caso o veterinário solicite o exame, seu animal não irá sofrer, o exame é rápido e na maioria das vezes esclarecedor sobre a patologia que o animal pode ter.

Geralmente, após uma consulta prévia, o médico veterinário irá solicitar o exame de raio x caso ele tenha suspeita de ocorrência dos seguintes casos:

  • Suspeita de lesão muscular, óssea ou cartilaginosa;

  • Suspeita de lesão em algum órgão interno;

  • Suspeita de tumores nos órgãos e tumores ósseos;

  • Suspeita de ingestão de algum material indevido.

Além do mais, o veterinário irá solicitar o exame de raio X para a preparação cirúrgica e acompanhamento pós-operatório.

Vantagens do exame de raio-x

Assim como ocorre na medicina humana, o exame de raio x é um dos exames de maior importância para o médico veterinário, funcionando como um exame chave para complementar o diagnóstico de diversas patologias.

Além disso, o exame de Raio X em cães e gatos:

  • Permite diagnóstico mais precoce de diversas patologias, facilitando a rápida intervenção do Médico Veterinário.

  • Não é invasivo (não precisa de corte);

  • Rápido resultado (geralmente em 24 horas, no máximo);

  • Por ser um exame rápido, causa o mínimo desconforto ao animal.

O que mostra o exame

Feito o exame, o laboratório ou o tutor envia as imagens e um laudo assinado pelo responsável do laboratório de imagens, indicando o resultado do exame.

Ao receber os resultados, o veterinário lê o laudo, analisa as imagens (a procura de fraturas, luxações, ligamentos rompidos, corpos estranhos e tumores) e em conjunto com a análise clínica previamente realizada tira suas conclusões, prescrevendo o melhor tratamento para que o animal tenha uma rápida melhora.
 

Radiografia: Regiões e projeções mais comuns solicitadas pelo médico clínico veterinário:

Na medicina veterinária por imagem, uma série de regiões específicas do corpo de cães e gatos acabam sendo radiografadas mais frequentemente. Veja, a seguir, quais são as partes do corpo de cachorros e gatos que exigem uma observação mais detalhada quando lesadas ou alteradas; e que podem ser reveladas por meio das imagens de raio x:

Abdômen:

Geralmente utilizado na pesquisa de corpos estranhos ingeridos por cães e gatos, solicitado também nos seguintes casos:

diagnóstico da torção gástrica;

Contagem do número de fetos a partir do 45° dia de gestação; avaliação do grau de retenção fecal; avaliação do trânsito gastrointestinal através da administração via oral de contraste radiográfico; pesquisa de cálculos urinários radiopacos; e diagnóstico de ruptura de bexiga através da administração de contraste via sonda uretral.

Tórax:

Geralmente solicitado para observar:

  • Silhueta cardíaca, pulmões, traqueia e esôfago torácicos, além do diafragma;

Coluna vertebral

Melhores resultados obtidos quando o animal está relaxado. Raios x tirados da coluna vertebral em animais permite a visualização de suas partes ósseas, mostrando os segmentos cervical, cervicotorácico, toracolombar, lombossacro e as vértebras caudais. Importante para identificar lesões da coluna.

Membros torácicos e pélvicos

Mostra ao médico veterinário detalhadamente as porções ósseas dos membros, bem como os tecidos moles que as envolvem.

Quadril, Pelve ou Coxal

Este tipo de imagem é indicado para o diagnóstico da displasia coxofemoral, além da avaliação de fraturas e luxações. Neste sentido, é importante ponderar que para a realização de um laudo oficial para displasia coxofemoral, o animal deve ser sedado/anestesiado e ter mais de 1 (um) ano de vida.

Crânio

A análise do crânio não é tão ampla por meio do raio x, porém, é importante para uma melhor avaliação da dentição, das articulações temporomandibulares (ATMs), da integridade dos ossos que compõe a cavidade nasal e os seios da face.

Raio-x convencional vs Raio-x digital

Com o advento da maior tecnologia, os exames de raio x estão ficando cada vez mais tecnológicos e seguros, e nos últimos anos foram criados aparelhos de raio x ultramodernos conhecidos como raio x digital.

Mas antes de apresentar os aparelhos de raio x mais modernos da atualidade, você deve entender como funciona os aparelhos convencionais de raio x.

Como funcionam os aparelhos convencionais de raio x?

A radiografia convencional utiliza a emissão de fótons de radiação e da interação deles com as matérias do organismo animal para gerar as imagens. Uma pequena parte dos raios-X emitidos são absorvidos pelo organismo e o restante consegue atravessar a matéria, chocando-se contra o filme radiográfico, formando uma espécie de imagem sobreposta de todas as estruturas atravessadas pelos raios no caminho.

E a radiografia digital? É mais segura?

A radiografia digital se baseia nos mesmos princípios do modelo convencional. A diferença está apenas em como os raios que atravessam a matéria serão capturados e processados de modo a gerar a imagem. Nesse caso, não há a necessidade do uso de placas de filme ou do processo de revelação, tendo a imagem gerada de forma digital. Certamente essa nova modalidade de radiografia é muito mais segura, rápida e que garante maior bem-estar de cães e gatos.

HÁ 2 TIPOS BÁSICOS DE RADIOGRAFIA DIGITAL: DIRETA E INDIRETA.

Na radiografia digital direta, o raios-X são capturados por uma placa de circuitos sensíveis à radiação que gera uma imagem digital e a envia ao computador na forma de sinais elétricos. Uma vez no computador, a imagem pode ser processada, armazenada ou até mesmo impressa.

Já na radiografia digital indireta, os raios são capturados por uma placa de fósforo que precisa ser escaneada para gerar a imagem no computador. A partir daí, ela pode ser processada e destinada para um profissional que fará um laudo, da mesma forma que a radiografia direta.


 

Vantagens do raio-x digital

O uso do raio x digital trouxe diversos avanços para o médico veterinário e, principalmente para nossos cães e nossos gatos, veja:

  • Tempo de realização dos exames diminuem consideravelmente;

  • Redução da exposição à radiação;

  • Por ser mais rápido, estressa muito menos os animais;

  • Maior precisão nos resultados do exame;

  • Não é necessário “revelar” as películas, tendo as imagens vistas imediatamente na tela do computador;

  • Apresenta imagens mais claras e com qualidade superior;

  • Garante o envio das imagens e do laudo via internet, garantindo maior conforto e rapidez

 

 

Dúvidas sobre o exame de raio-x digital

O Médico Veterinário solicitou um exame de raio x para meu cão, mas ele é muito bravo, o que fazer?

– Em casos em que o animal é muito agressivo ou agitado, recomenda-se a administração de algum sedativo para que o exame seja feito com o animal “dormindo”, garantindo a segurança do examinador e do tutor e principalmente, garantindo o bem-estar do pet.

Meu animal foi atropelado e sente muita dor, ele conseguirá fazer o exame?

– Assim como no caso anterior, o médico veterinário responsável pelo exame também irá recomendar a administração de algum analgésico para que o animal sinta menos dor e desconforto e o posicionamento do paciente na mesa de exames seja feito da forma correta garantindo a eficácia do exame.

Posso acompanhar meu cão ou meu gato no momento do raio x?

– Na verdade, é indicado que todo tutor esteja próximo ao seu animalzinho durante o exame, garantindo que ele fique mais calmo e se sinta em um ambiente um pouco mais “familiar”. Além do mais, você terá toda a proteção garantindo que seu corpo não absorva os raios.

Preciso do pedido do médico veterinário para fazer um exame de raio x em meu animal?

– Sim. Exames de imagem confirmam ou descartam diagnósticos clínicos. São eles que dão segurança ao tratamento a ser prescrito, de acordo com a avaliação do médico veterinário responsável e direcionam os radiologistas na investigação. No entanto, nos casos de exames para fins de reprodução, como avaliação de displasia coxofemoral, não há esta exigência, com os criadores podendo agendar diretamente o exame.

Preciso fazer o exame de raio-x em meu pet, e agora?

A primeira coisa que você deve fazer é não se preocupar. Se ele solicitou o raio x é porque acredita que tal exame irá auxiliar para que o diagnóstico seja fechado. Além do mais, o exame de raio x não é doloroso e seu animalzinho não irá sofrer durante o exame. Mas para isso, você deve escolher um laboratório de diagnóstico veterinário que ofereça bons aparelhos de radiologia, se possível, dê prioridade aos equipamentos digitais de raio x.

Um bom aparelho de raio x é essencial para um diagnóstico mais preciso e rápido, porém, mais importante ainda é a capacidade do profissional que irá manusear o cão, o gato e o equipamento de raio x. Também é muito importante que o laboratório escolhido por você tenha profissionais com experiência técnica para analisar as imagens e emitir um laudo esclarecedor do paciente.

Escolha a melhor solução de exame de raio-x

O Centro de diagnóstico Gold Lab Vet vai te ajudar. Contamos com equipamentos de raio x digital de última geração que irá conferir grande melhora na resolução dos exames, possibilitando uma melhor avaliação com grande precisão os órgãos e as estruturas dos animais.

Com nossos equipamentos de digitalização das imagens o tempo de realização dos exames diminui consideravelmente, reduzindo a exposição à radiação e estressando muito menos os animais. O bem-estar do seu “PET” estará sempre em primeiro lugar.

Além disso, o Centro de diagnóstico Gold Lab Vet conta com médicos veterinários altamente especialistas em Radiologia, que irão tratar seu animalzinho muito bem e laudar o exame de seu “PET” de uma maneira ainda mais precisa.

O valor dos exames de raio x do Centro de diagnóstico Gold Lab Vet certamente se adequam ao seu orçamento. Nossos valores são os seguintes:

1 Projeção: a partir de R$ 75,00

2 projeção em diante: R$ 40,00

Valores iguais para cães e gatos, independente do peso ou porte.

Se necessário sedar, consultar previamente nossa equipe de atendimento para agendar com anestesista.

Além disso, nós do Centro de diagnóstico Gold Lab Vet focamos em atendimento com excelência e carinho pelo seu pet, com resultados precisos e com rapidez na execução do exame e na entrega dos resultados (os resultados saem no mesmo dia da realização do exame).

E tem mais, você não precisa retirar em nossa recepção com o resultado sendo disponibilizado online (você recebe um e-mail com o laudo e pode acessar pelo nosso site).

Se seu cãozinho ou seu gatinho precisam fazer um exame de raio x, não se preocupe, o exame é rápido, indolor e bastante esclarecedor do ponto de vista clínico.

Com o advento da tecnologia de ponta, os aparelhos de raio x atuais são altamente seguros, de rápido resultado e que priorizam o bem-estar de seu cão ou seu gato.

 

    

Quer agendar o exame de raio x digital?

Clique no botão abaixo e fale com nossos atendentes

Seu pet precisa agendar um exame de Raio X?

Não se preocupe, vamos ajudá-lo. Entre em contato com Centro de diagnóstico Gold Lab Vet.

 

Por  ser um exame que emite quantidades mínimas de radiação, não é permitida a entrada de mulheres grávidas e proprietários menores de 18 anos.

Atenção: Os laudos são emitidos no mesmo dia da realização do exame.