Buscar
  • GoldLabVet

Neoplasias em vesícula urinária

As neoplasias da vesícula urinária são incomuns nos cães e ocorrem em menos de 1% de todas as malignidades descritas nesta espécie, com maior ocorrência em cães com média de 10 anos de idade, não tendo distinção entre machos e fêmeas. Quanto a predisposição racial, alguns artigos citam as raças Beagle e Scottish Terrier .

As neoplasias vesicais primárias são representadas principalmente pelo Carcinoma Urotelial (CUT), anteriormente denominado de Carcinoma de Células de Transição (CCT) correspondendo à 75- 90% dos tumores epiteliais da bexiga .

A etiologia desta doença inclui fatores ambientais como o uso de inseticidas derivados do petróleo, tratamento com ciclofosfamida, exposição epitélio vesical a carcinógenos presentes na urina como os derivados do metabolismo do triptofano e fatores relacionados ao próprio animal, como a obesidade e raça.

A ultrassonografia é um exame indispensável para o diagnóstico, porém a confirmação diagnóstica é realizada pelo exame histopatológico e a amostra pode ser obtida por cistoscopia ou laparotomia exploratória.

Os sintomas clínicos, desses tumores são similares ao da cistite crônica, incluindo hematúria, disúria e polaquiúria.

O tratamento varia de acordo com o tamanho e localização tumoral e geralmente inclui a remoção cirúrgica seguida de quimioterapia.

Thor nosso paciente apresentava extensa formação em região de trigono vesical invadindo a uretra prostática, como podemos ver nas imagens, neste caso ele só consegue urinar através da sonda urinária.


0 visualização

Rua Freire Farto, 689 - Jabaquara

São Paulo - SP | CEP 04343-120

(11) 3042-6663 | (11) 99915-5600

contato@goldlabvet.com

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 9:00 - 18:00hs

Sábados: 9:00 - 16:00hs

Domingos e Feriados: 9:00 - 13:00hs

(Exceto último domingo do mês - FECHADO)

©2020 por GOLD LAB VET