Rua Freire Farto, 689 - Jabaquara

São Paulo - SP | CEP 04343-120

(11) 3042-6663 | (11) 99915-5600

contato@goldlabvet.com

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 9:00 - 18:00hs

Sábados: 9:00 - 16:00hs

Domingos e Feriados: 9:00 - 13:00hs

(Exceto último domingo do mês - FECHADO)

©2020 por GOLD LAB VET

Buscar
  • GoldLabVet

Giardíase

A giardíase é uma infecção parasitária intestinal de distribuição mundial, que atinge cães e outras diversas espécies animais, inclusive o homem. Sendo esta uma zoonose causada por um protozoário e resulta da ingestão acidental de cistos presentes nas fezes, nos alimentos e na água contaminada.

Os principais sintomas da Giardíase são diarreia, além da ocorrência de vômitos e flatulência. Consequentemente, apresentar perda de peso e desidratação. Cerca de 80% dos animais infectados são assintomáticos, porém continuam eliminando cistos no ambiente, os quais podem infectar outros cães, gatos e o homem.

O diagnóticos é feito através do exame clínico e confirmado pelo exame de fezes. O resultado negativo de uma única amostra de fezes, muitas vezes não é conclusivo, pois a eliminação dos cistos nas fezes é intermitente. Recomenda-se o exame de fezes seriado de 3 amostras em dias consecutivos ou alternados, em um intervalo de uma semana.

Uma das medidas de controle mais indicada e eficaz é a limpeza e a descontaminação do ambiente onde vivem os cães, utilizando-se preferencialmente produtos à base de amônia quaternária. Além do tratamento dos animais infectados, inclusive dos animais assintomáticos.

*Hospedagem para pets: tome muito cuidado ao escolher onde hospedar o seu pet. Se o local não tiver o cuidado e a higienização adequada, acaba se tornando um potencial transmissor da giárdia e outras doenças.

Hoje em dia já existem vacinas para Giardia disponíveis no mercado, converse com o seu médico veterinário.


1 visualização