Rua Freire Farto, 689 - Jabaquara

São Paulo - SP | CEP 04343-120

(11) 3042-6663 | (11) 99915-5600

contato@goldlabvet.com

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 9:00 - 18:00hs

Sábados: 9:00 - 16:00hs

Domingos e Feriados: 9:00 - 13:00hs

(Exceto último domingo do mês - FECHADO)

©2020 por GOLD LAB VET

Buscar
  • GoldLabVet

Corpúsculos de Lentz

Podemos ver nas fotos acima no citoplasma do neutrófilo e linfócito os corpúsculos de lentz, que são inclusões da cinomose encontrados no hemograma do animal infectado.

A cinomose é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus que infecta cães e alguns outros animais, como por exemplo: raposas e ferrets.

A progressão da doença varia de acordo com as fase , respiratória, gastrointestinal e neurológica. A transmissão ocorre através do contato com secreções do nariz e boca do animal infectado.

Algumas manifestações clínicas são: febre, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarreia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins, mioclonia e sintomatologia neurológica.

O diagnóstico é feito com o histórico clínico do animal, PCR, sorologias e hemograma para verificar presença de anemia, alterações nas células de defesa e pode se encontrar também as inclusões como na foto indicando que o animal está infectado.

Mas atenção! Nem sempre será encontrada as inclusões quando o animal estiver infectado, mas sempre que achado indica que o animal está em viremia.

O tratamento é feito de acordo com as manifestações clínicas apresentado pelo animal, essa doença pode ter cura com ou sem sequelas.

A prevenção é feita através da vacinação correta !

#cinomose #caes #lentz #patologiaclinica #maquinanaofazhemograma #goldlabvet #veterinaria #goldlabvet


2 visualizações