Buscar
  • GoldLabVet

Ancilostomíase

Ancylostoma sp é um helminto nematódeo causador de ancilostomose animal, um parasita que se alimenta de sangue e é encontrado principalmente no intestino delgado dos animais. É um verme muito comum que afeta tanto os filhotes como os adultos.

A transmissão pode acontecer por meio placentário ou da amamentação em animais filhotes ou também por contaminação em contato com as larvas em animais adultos, como por exemplo, em gramados, terra úmida e por contato direto com fezes do cachorro infectado. Por esses motivos o Ancylostoma sp é um parasita tão comum e o mais encontrado aqui em nosso laboratório, já que o seu ciclo é muito rápido e a forma de contaminação pode acontecer de diversas maneiras.

Pode causar hemorragia grave ou crônica quando o parasita desenvolve a cápsula bucal, em animais na fase adulta a anemia é mais branda por conta do sistema imunológico que responde melhor a infecção. Em casos de recidiva, pode ter algumas reações cutâneas, até manifestações mais graves, e se não for tratado pode levar o animal ao óbito.

O ideal é fazer a prevenção desse problema por meio da administração dos vermífugos de amplo espectro.


É uma zoonose e no homem causa inflamação cutânea (larva migrans) conhecida como bicho geográfico. No caso dos seres humanos, é mais comum que a infestação aconteça ao caminhar descalço em áreas contaminadas.


0 visualização

Rua Freire Farto, 689 - Jabaquara

São Paulo - SP | CEP 04343-120

(11) 3042-6663 | (11) 99915-5600

contato@goldlabvet.com

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 9:00 - 18:00hs

Sábados: 9:00 - 16:00hs

Domingos e Feriados: 9:00 - 13:00hs

(Exceto último domingo do mês - FECHADO)

©2020 por GOLD LAB VET