Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame Ultrassom Veterinário (ECG)

O ultrassom veterinário também é conhecido como USG ou ultrassonografia abdominal. Por ser ágil e de baixo custo, é muito solicitado por especialistas. Nosso laboratório veterinário Gold LabVet o realiza em cachorros, gatos, entre outros animais.

O que é e para que serve o ultrassom veterinário – USG?

O ultrassom veterinário / ultrassonografia / USG, realizado pela Gold Lab Vet, ficou bastante conhecido devido a sua agilidade. Ele serve para identificar as condições morfológicas dos órgãos dos animais, como o fígado, vesícula biliar, baço e rins.

Além disso, é possível analisar a situação do aparelho reprodutor do animal caso não seja castrado. Sua versatilidade e praticidade em vários ramos da veterinária permitem o diagnóstico de uma gestação precoce ou possíveis complicações que poderão ser tratadas ainda em seu início.

Os valores e preços variam, por isso, é importante entrar em contato com nosso laboratório para obter mais informações em relação ao preço.

Como funciona a ultrassonografia veterinária?

É bastante simples: o USG identifica ondas de sons que estão acima de 20.000 Hz e que não são ouvidas pelos seres humanos. O pulso atravessa a superfície até chegar na parte refletora em que há um transmissor que atua também como receptor. Com uma representação bidimensional, é possível identificar e diagnosticar.

Ultrassom veterinário

Quais as vantagens da Ultrassonografia abdominal em animais?

A ultrassonografia veterinária garante uma série de vantagens para animais, como o diagnóstico precoce de pedras nos rins, gordura no fígado e outros. Dessa forma, o tutor terá a oportunidade de saber exatamente o que deve ser realizado para o tratamento, assim como acompanhar o pet em todas as consultas necessárias ao veterinário.

Como preparar o animal para o USG?

Caso o seu pet esteja a caminho do ultrassom veterinário, é importante que receba alguns preparos relevantes, tais como a raspagem dos pelos e a aplicação de um gel na região para facilitar que as ondas ultrapassem a pele.

Se o pet tem a pele muito oleosa, é comum que a clínica também realize a limpeza do local com álcool cirúrgico, que remove essa camada de lipídios, tornando o exame mais claro. Outra indicação importante é que o pet precisará ficar de jejum em um intervalo médio de seis a oito horas para que não surjam interferências nos resultados.

Jejum para a realização do exame de ultrassom veterinário

Para a realização da ultrassonografia abdominal veterinária, o paciente normalmente precisa de 6-8 horas de jejum de alimentos sólidos e água à vontade. E, se possível, não urinar 2 horas antes do exame.

Quando a Ultrassonografia abdominal veterinária é indicada?

O exame de USG veterinário é indicado em algumas ocasiões, sendo elas:

  • Aumento de volume abdominal, que pode representar a variação de gordura no fígado;
  • Emagrecimento progressivo que significa problemas digestivos;
  • Febre sem que haja nenhuma causa aparente;
  • Avaliação renal ou hepática;
  • Suspeita de corpos estranhos ou processos obstrutivos no organismo do animal;
  • Diagnóstico precoce de gestação e viabilidade fetal, entre outras.

Como é feita a ultrassonografia veterinária?

O pet é deitado em uma calha de barriga para cima, posteriormente, é realizado a tricotomia (raspagem da barriga para retirada de pelos) no abdômen (necessário para evitar o ar retido entre a pele e a superfície do transdutor). Depois, é colocado o gel de ultrassom e o exame é inicializado.

Ultrassonografia veterinária

Quanto tempo é liberado o laudo?

O laudo do exame de ultrassom veterinário abdominal é liberado até o final do dia da realização do exame, ou seja, o resultado fica pronto no mesmo dia.

É necessário agendamento para a realização do exame?

Sempre orientamos aos tutores o agendamento prévio do exame, para evitar longas esperas, diminuindo o estresse do pet. Porém, também realizamos atendimento de encaixe (sujeito à espera).

Quais equipamentos são utilizados para a realização da ultrassonografia de abdômen total?

Atualmente, trabalhamos com as melhores marcas do mercado, sendo o carro chefe do ultrassom veterinário, o equipamento GE Versana active e o equipamento Mindray Z5 Vet.

Existe laudo de urgência do ultrassom veterinário?

Nossos laudos são liberados até o final do mesmo dia após a realização do exame. Porém, para liberação do laudo em até duas horas da realização, cobramos uma taxa. Deste modo, consulte o valor ao entrar em contato.

Agende um horário agora mesmo com nossa equipe para a realização de um exame de ultrassom veterínario para seu animalzinho de estimação.

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame de Cardiologia Veterinária

Cardiologia Veterinária

O laboratório veterinário Gold Lab Vet atende cachorros e gatos em São Paulo (SP) para a realização de exames de cardiologia veterinária. Navegue pelo conteúdoO

Acessar
Eletrocardiograma Veterinário

Exame Eletrocardiograma Veterinário

O eletrocardiograma veterinário (eletrocardiografia) é um exame que permite o especialista cardiologista a avaliação elétrica do funcionamento/atividade cardíaca do seu animal. Realizamos eletro em cães

Acessar
Exame Raio X Veterinário

Exame Raio X Veterinário

O Raio X Veterinário ou Radiografia Veterinária é um exame solicitado por muitos veterinários para identificar alterações na estrutura óssea do cachorro ou gato. A

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?