Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame Sorologia para Ehrlichia Veterinária

Exame Sorologia para Ehrlichia veterinária

O exame de sorologia para Ehrlichia veterinária detecta se existe presença do título do anticorpo IgG e IgM contra Ehrlichia canis no sangue de cães, a transmissão ocorre, geralmente, por carrapatos.

O que é Ehrlichiose canina e quais os sintomas?

A erliquiose canina é uma doença muito comum entre cachorros transmitida por intermédio de carrapatos.

Alguns estudos afirmam que a gravidade dos sintomas apresentados pelo pet podem variar conforme o estágio em que se encontra a doença, indo de aguda, a subclínica e a crônica. Em relação à fase aguda, é comum que os sintomas encontrados sejam a febre, anorexia (perda de peso) e depressão (o animal parece desanimado, não demonstra mais sentir prazer em coisas que gostava antes).

A fase aguda tem uma duração média de quatro semanas. Já a fase subclínica, é demarcada pela insistência na presença da doença no animal, sendo geralmente provocada pela baixa imunidade. Por isso, é comum que o corpo comece a produzir uma quantidade maior de anticorpos de modo a combater.

Em relação à fase crônica, é possível observar que o animal apresenta quadros mais severos e graves, preocupantes, comprovando que o sistema imune está fortemente fragilizado. Os sintomas se intensificam.

Erliquiose canina

Como diagnosticar Ehrlichiose canina?

Existem algumas formas para diagnosticar a presença de Ehrlichiose canina, confira quais são as realizadas por nosso laboratório veterinário:

  • Hemograma: é possível identificar a presença de Ehrlichiose canina no sangue do animal, o hemograma também traz outros benefícios. Afinal, permite encontrar demais doenças em seus estágios iniciais.
  • Sorologia para Ehrlichia: de acordo com Oriá (2001) e Machado (2004), o diagnóstico com o soro é ainda mais eficaz, principalmente nos estágios iniciais.

Qual o melhor tratamento para Ehrlichia em cachorro?

Para realizar o tratamento, é primeiro necessário que se faça o exame de sorologia para Ehrlichia para confirmar a existência da doença. Posteriormente, a clínica veterinária responsável pela interpretação dos exames recomendará medicamentos e tratamentos adequados que possuem o objetivo de tratar as lesões causadas pelo microrganismo, além de melhorar a imunidade do corpo contra possíveis infecções futuras.

Uma forma de combater futuros problemas com carrapatos é fazer o uso de coleiras anti-carrapatos, principalmente se o cão tiver acesso a jardins em que há a maior quantidade de carrapatos. O uso de produtos de banho medicinal e aplicação na pele, ou atrás das orelhas, também é uma alternativa.

Quais são as formas de prevenção da Ehrlichia?

  • Verificar com frequência a presença de carrapato no seu pet e no ambiente que ele vive;
  • Realizar a aplicação de produtos anti carrapato;
  • Desinfetar o ambiente em que o cachorro vive com frequência para evitar o aparecimento de carrapatos;
  • Hotéis para cães podem transmitir a doença facilmente, por isso, deve-se tomar cuidado com a higienização do local onde os deixa;
  • Tomar todo o cuidado com a grama do jardim.

Como interpretar uma sorologia positiva?

No momento em que houver a interpretação do teste, é necessário que se considere outras específicas de Ehrlichia e demais agentes que podem ser transmitidos por intermédio de carrapatos. Outro ponto a se considerar é em relação à quantidade de anticorpos presentes.

Entre em contato agora mesmo com a Gold Lab Vet para agendar um exame de Sorologia para Ehrlichia.

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame T4 Livre Veterinário

O T4 LIVRE (Tiroxina Livre) pretende avaliar o funcionamento da tireoide do animal, certificando-se de que não há excessos hormonais que prejudicam o seu desenvolvimento.

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?