Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame Sorologia FIV e FELV Veterinária

A sorologia para FIV e FeLV detecta anticorpos do vírus da imunodeficiência e antígenos do vírus da leucemia felina no sangue. A nossa clínica veterinária localizada em São Paulo (SP), Gold Lab Vet, realiza o exame em gatos.

O que é e para que serve a Sorologia para FIV e FELV?

A clínica veterinária Gold Lab Vet realiza o exame de sorologia para FIV e FELV (ELISA) em gatos. Estamos localizados em São Paulo (SP) e nos preocupamos em oferecer o melhor tratamento para que o seu pet se sinta acolhido e à vontade.

A sorologia de FIV e FELV (ELISA) em gatos é um teste rápido para diagnóstico simultâneo dos anticorpos IgG do vírus da imunodeficiência felina (FIV) e antígeno p27 do vírus da imunodeficiência felina (FELV), no sangue felino. Essas doenças são exclusivas de felinos. Ambas as doenças são diagnosticadas com o mesmo exame e o gato pode ter FIV e FELV, só FIV ou só FELV.

O resultado da sorologia de FIV/FELV é de rápida obtenção e o poder de decisão clínica se torna efetivo e seguro em um curto de espaço de tempo. O laudo/resultado do exame de sorologia FIV/FELV fica pronto no mesmo dia da realização do exame.

São duas doenças importantes e infelizmente muito comuns que acometem os gatos domésticos, causadas pelo retrovírus (uma família de vírus, no qual o vírus do HIV está incluso), responsáveis por causar uma variedade de síndromes clínicas e graves disfunções do sistema hematológico.

Entre as principais doenças causadas pelo FELV estão o linfoma, as leucemias e as alterações displásicas da medula óssea. Por possuir tropismo por células do sistema imunológico o FIV pode ser responsável por causar doenças mielossupressoras.

Nenhuma dessas doenças tem cura. Estes vírus não infectam humanos ou outros animais.

Conheça mais sobre o teste rápido FIV e FELV, as doenças, seu exame e conte com quem entende de diagnóstico veterinário, agende os exames do seu gatinho no laboratório veterinário Gold Lab Vet.

Quando fazer o exame de sorologia para FIV e FELV (ELISA)?

É indicado que você realize o exame de Sorologia para FIV e FELV (ELISA) quando o gato possuir suspeitas de algumas das doenças listadas abaixo:

FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina)

FIV (Feline immunodeficiency virus), de tradução literal do vírus da imunodeficiência felina, é a “Aids felina”. Os gatos adquirem essa doença através do contato com o sangue ou saliva de gatos portadores do vírus, principalmente por mordidas ou arranhões.

FIV, a aids (SIDA) felina, é encontrada principalmente em machos, por se envolverem com maior frequência em brigas e acabarem saindo machucados. Gatas infectadas também podem transmitir para seus filhotes por via transplacentária (durante a gestação) ou através da amamentação.

A doença tem longo período de incubação, uma evolução lenta e progressiva e o que mais prejudica o diagnostico rápido, é o tardio aparecimento dos sinais clínicos ou até mesmo a ausência desses.

Uma vez infectado, o gato pode desenvolver desordens hematológicas e deficiência imunológica, tornando-se susceptível a infecções secundárias.

FELV (Vírus da Leucemia Felina)

FELV (Feline leukemia vírus), de tradução literal do vírus da leucemia felina, é a leucemia causada por um vírus, ocasionando imunossupressão e está associada ao linfoma, um tipo de câncer. Esta doença afeta exclusivamente os gatos e pode levar seu gatinho à morte.

O FELV pode ser transmitido de um gato para o outro através de saliva, secreções e pelo contato com fezes e urina infectada. Pode ocorrer também transmissão transplacentária, portanto o filhotinho já nasce com o vírus ou este pode adquirir durante a amamentação.

Sintomas FIV e FELV

O grande problema das doenças felinas FIV e FeLV é que elas podem passar meses ou até mesmo anos no organismo do gato, sem apresentar nenhum sinal da doença. No entanto, à medida que o sistema imunológico vai sendo comprometido por ação do(s) retrovírus, começam a surgir doenças recorrentes.

Os sinais de infecção são inespecíficos, e pode se apresentar sob diversas formas, como:

  • Falta de apetite;
  • Febre persistente;
  • Perda de peso;
  • Inflamação oral (gengivite, tonsilite, estomatite);
  • Diarreia persistente;
  • Sintomatologia nervosa (convulsões ou alterações no comportamento);
  • Entre outros.

IMPORTANTE: ambas as doenças (FIV e FeLV), só são transmitidas de um gato para outro gato, elas NÃO passam para humanos ou outros animais.

Agende exames veterinários regularmente para seu gato, peça para seu veterinário de confiança incluir a verificação via sorologia ELISA (teste rápido de FIV/FELV) no check-up e conte com o laboratório veterinário Gold Lab Vet para realizar o diagnóstico, com alta qualidade e atendimento especializado.

Como saber se o gato é portador de FUV e Felt?

O método mais comum de diagnóstico de FIV e FELV é o teste rápido (ELISA), que é uma sorologia feita através de um kit e o resultado sai praticamente na hora. É um exame bem simples.

Porém, nenhum teste é 100% seguro, e fatores como a fase em que a doença se encontra no organismo do animal, o tempo desde o contágio e a idade do gato, podem alterar o resultado dos exames, e em alguns casos pode-se ter um resultado falso-negativo.

Recomenda-se testar o mesmo gato mais de uma vez também testar periodicamente. Conte com o Gold Lab Vet para realizar os exames.

Como prevenir FIV e FeLV?

A melhor e mais eficaz forma de prevenir as infecções consiste em evitar que seu gato saudável entre em contato com gatos potencialmente infetados, ou seja, evite que o seu gato tenha acesso à rua.

Existe uma vacina contra o FELV disponível no mercado (a V5), porém sua eficiência não é 100% comprovada. Se você for adotar um gato e já possui um em casa, recomendamos fortemente a realização do exame de sorologia ELISA para FIV/FELV, para ver se este é portador da doença. Se precisar de auxílio com o diagnóstico do seu pet, conte conosco.

Quais os cuidados com gatos portadores de FIV e FELV?

Primeiramente, sempre peça orientação ao médico veterinário, ele indicará as melhores formas de manter o gato saudável. E o mais importante: aprenda a estar sempre atento aos sinais que o seu gato te apresenta. E sempre que notar qualquer alteração, corra o mais rápido possível para o seu médico veterinário de confiança.

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Exame T4 Livre Veterinário

O T4 LIVRE (Tiroxina Livre) pretende avaliar o funcionamento da tireoide do animal, certificando-se de que não há excessos hormonais que prejudicam o seu desenvolvimento.

Acessar

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?