A sorologia para FIV e FeLV detecta anticorpos do vírus da imunodeficiência e antígenos do vírus da leucemia felina no sangue. A nossa clínica veterinária localizada em São Paulo (SP), Gold Lab Vet, realiza o exame em gatos.
Navegue pelo conteúdo
- O que é e para que serve a Sorologia para FIV e FELV?
- Quando fazer o exame de sorologia para FIV e FELV (ELISA)?
- FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina)
- FELV (Vírus da Leucemia Felina)
- Sintomas FIV e FELV
- Como saber se o gato é portador de FUV e Felt?
- Como prevenir FIV e FeLV?
- Quais os cuidados com gatos portadores de FIV e FELV?
O que é e para que serve a Sorologia para FIV e FELV?
A clínica veterinária Gold Lab Vet realiza o exame de sorologia para FIV e FELV (ELISA) em gatos. Estamos localizados em São Paulo (SP) e nos preocupamos em oferecer o melhor tratamento para que o seu pet se sinta acolhido e à vontade.
A sorologia de FIV e FELV (ELISA) em gatos é um teste rápido para diagnóstico simultâneo dos anticorpos IgG do vírus da imunodeficiência felina (FIV) e antígeno p27 do vírus da imunodeficiência felina (FELV), no sangue felino. Essas doenças são exclusivas de felinos. Ambas as doenças são diagnosticadas com o mesmo exame e o gato pode ter FIV e FELV, só FIV ou só FELV.
O resultado da sorologia de FIV/FELV é de rápida obtenção e o poder de decisão clínica se torna efetivo e seguro em um curto de espaço de tempo. O laudo/resultado do exame de sorologia FIV/FELV fica pronto no mesmo dia da realização do exame.
São duas doenças importantes e infelizmente muito comuns que acometem os gatos domésticos, causadas pelo retrovírus (uma família de vírus, no qual o vírus do HIV está incluso), responsáveis por causar uma variedade de síndromes clínicas e graves disfunções do sistema hematológico.
Entre as principais doenças causadas pelo FELV estão o linfoma, as leucemias e as alterações displásicas da medula óssea. Por possuir tropismo por células do sistema imunológico o FIV pode ser responsável por causar doenças mielossupressoras.
Nenhuma dessas doenças tem cura. Estes vírus não infectam humanos ou outros animais.
Conheça mais sobre o teste rápido FIV e FELV, as doenças, seu exame e conte com quem entende de diagnóstico veterinário, agende os exames do seu gatinho no laboratório veterinário Gold Lab Vet.
Quando fazer o exame de sorologia para FIV e FELV (ELISA)?
É indicado que você realize o exame de Sorologia para FIV e FELV (ELISA) quando o gato possuir suspeitas de algumas das doenças listadas abaixo:
FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina)
FIV (Feline immunodeficiency virus), de tradução literal do vírus da imunodeficiência felina, é a “Aids felina”. Os gatos adquirem essa doença através do contato com o sangue ou saliva de gatos portadores do vírus, principalmente por mordidas ou arranhões.
FIV, a aids (SIDA) felina, é encontrada principalmente em machos, por se envolverem com maior frequência em brigas e acabarem saindo machucados. Gatas infectadas também podem transmitir para seus filhotes por via transplacentária (durante a gestação) ou através da amamentação.
A doença tem longo período de incubação, uma evolução lenta e progressiva e o que mais prejudica o diagnostico rápido, é o tardio aparecimento dos sinais clínicos ou até mesmo a ausência desses.
Uma vez infectado, o gato pode desenvolver desordens hematológicas e deficiência imunológica, tornando-se susceptível a infecções secundárias.
FELV (Vírus da Leucemia Felina)
FELV (Feline leukemia vírus), de tradução literal do vírus da leucemia felina, é a leucemia causada por um vírus, ocasionando imunossupressão e está associada ao linfoma, um tipo de câncer. Esta doença afeta exclusivamente os gatos e pode levar seu gatinho à morte.
O FELV pode ser transmitido de um gato para o outro através de saliva, secreções e pelo contato com fezes e urina infectada. Pode ocorrer também transmissão transplacentária, portanto o filhotinho já nasce com o vírus ou este pode adquirir durante a amamentação.
Sintomas FIV e FELV
O grande problema das doenças felinas FIV e FeLV é que elas podem passar meses ou até mesmo anos no organismo do gato, sem apresentar nenhum sinal da doença. No entanto, à medida que o sistema imunológico vai sendo comprometido por ação do(s) retrovírus, começam a surgir doenças recorrentes.
Os sinais de infecção são inespecíficos, e pode se apresentar sob diversas formas, como:
- Falta de apetite;
- Febre persistente;
- Perda de peso;
- Inflamação oral (gengivite, tonsilite, estomatite);
- Diarreia persistente;
- Sintomatologia nervosa (convulsões ou alterações no comportamento);
- Entre outros.
IMPORTANTE: ambas as doenças (FIV e FeLV), só são transmitidas de um gato para outro gato, elas NÃO passam para humanos ou outros animais.
Agende exames veterinários regularmente para seu gato, peça para seu veterinário de confiança incluir a verificação via sorologia ELISA (teste rápido de FIV/FELV) no check-up e conte com o laboratório veterinário Gold Lab Vet para realizar o diagnóstico, com alta qualidade e atendimento especializado.
Como saber se o gato é portador de FUV e Felt?
O método mais comum de diagnóstico de FIV e FELV é o teste rápido (ELISA), que é uma sorologia feita através de um kit e o resultado sai praticamente na hora. É um exame bem simples.
Porém, nenhum teste é 100% seguro, e fatores como a fase em que a doença se encontra no organismo do animal, o tempo desde o contágio e a idade do gato, podem alterar o resultado dos exames, e em alguns casos pode-se ter um resultado falso-negativo.
Recomenda-se testar o mesmo gato mais de uma vez também testar periodicamente. Conte com o Gold Lab Vet para realizar os exames.
Como prevenir FIV e FeLV?
A melhor e mais eficaz forma de prevenir as infecções consiste em evitar que seu gato saudável entre em contato com gatos potencialmente infetados, ou seja, evite que o seu gato tenha acesso à rua.
Existe uma vacina contra o FELV disponível no mercado (a V5), porém sua eficiência não é 100% comprovada. Se você for adotar um gato e já possui um em casa, recomendamos fortemente a realização do exame de sorologia ELISA para FIV/FELV, para ver se este é portador da doença. Se precisar de auxílio com o diagnóstico do seu pet, conte conosco.
Quais os cuidados com gatos portadores de FIV e FELV?
Primeiramente, sempre peça orientação ao médico veterinário, ele indicará as melhores formas de manter o gato saudável. E o mais importante: aprenda a estar sempre atento aos sinais que o seu gato te apresenta. E sempre que notar qualquer alteração, corra o mais rápido possível para o seu médico veterinário de confiança.