Gold Lab Vet | Centro de Diagnóstico Veterinário

Exame de Ecocardiograma e Ecodopplercardiograma (ECO) veterinário

O laboratório especializado em cachorros e gatos, Gold Lab Vet, atende em São Paulo (SP) para a realização de exames de Ecocardiograma e Ecodopplercardiograma (ECO), também conhecido como Ecodoppler e exame de coração. Entre em contato conosco para agendar!

O que é e para que serve o exame de Ecodopplercardiograma (ECO)?

O exame de Ecodopplercardiograma (ECO) / Ecocardiograma solicitado por clínicas veterinárias tem a função de analisar as cavidades do coração do animal, tamanhos e fluxos do sangue para  entender se o cachorro ou gato sofre, ou não, com problemas cardíacos. 

Realizamos o teste indolor em nosso laboratório veterinário em São Paulo (SP), Gold Lab Vet. Somos especializados, desde o ano de 2015, em pets (felinos e cães) com mais de 100 opções de testes

Ao diagnosticar doenças cardiológicas, é possível que os veterinários e clínicas veterinárias sugiram os melhores tratamentos para manter a saúde do animalzinho em dia. Felizmente, o exame ECO é realizado de forma totalmente indolor, sem causar desconforto ao paciente. Todo o processo ocorre por intermédio de um aparelho de ultrassom que emite ondas que permitem visualizar as cavidades.  

Para o exame de ECO não é necessário preparo prévio do paciente. Porém, caso o veterinário tenha prescrito outros exames, é necessário se informar com nossa equipe quanto ao preparo dos exames.

A cardiologia é um ramo da medicina, tanto humana quanto veterinária, responsável por estudar e tratar as doenças do coração e  questões relacionadas à circulação sanguínea. É extremamente indicado que os animais acima dos 7 anos sejam submetidos a este exame, visto que, deste modo, é possível realizar o diagnóstico precoce de doenças comuns que aparecem conforme o passar da idade. 

Entre em contato com o Gold Lab Vet para agendar um horário para o seu pet: contamos com especialistas em São Paulo (SP) voltados para a cardiologia e o exame Ecodopplercardiograma (ECO) / Ecocardiograma, tudo para manter a saúde do seu maior amigo sempre em dia. 

Quais são os pré-requisitos para realizar o Ecodopplercardiograma (ECO) / Ecocardiograma?

Existem alguns requisitos que devem ser colocados em prática para realizar o Ecodopplercardiograma (ECO) / Ecocardiograma, apesar do exame em si não exigir nenhum preparo prévio no laboratório veterinário. Em suma, é solicitado que o tutor traga os seus documentos de identificação com foto, além do pedido médico solicitando o exame do coração. 

É necessário que o cliente agende um dia previamente, conforme disponibilidade de todas as partes. Entretanto, também atendemos sem agendamento, contanto que aguarde o tempo necessário na fila de espera, que dá prioridade para os pacientes agendados.

Por fim, é válido salientar que não existem contra indicações para o ECO. Assim sendo, qualquer cachorro ou gato poderá vir até o nosso laboratório para o realizar, caso, claro, tenha sido solicitado por um veterinário especialista. A periodicidade também varia conforme o paciente e as suas necessidades. 

Quais doenças são identificadas com o  Ecodopplercardiograma (ECO)?

O Ecocardiograma permite identificar, precocemente, as doenças do coração ou problemas relacionados à má formação que precisam de tratamento para impedir o sofrimento do animal. Dentre as principais, podemos citar:

 

  • Arritmias: caracterizada, geralmente, pela falta de regularidade no batimento cardíaco. 
  • Sopros cardíacos: ocasiona em um ruído na passagem do sangue e troca de oxigênio, é de suma importância que seja acompanhado de perto por um veterinário especialista porque poderá indicar, futuramente, estenose aórtica ou insuficiência valvular.
  • Inflamação nos tecidos do coração: a pericardite e a endocardite são duas doenças que ocasionam intensa inflação nos tecidos internos do coração, dificultando o seu batimento. 
  • Insuficiência cardíaca: quando o coração não consegue bombear sangue o suficiente para todas as partes do corpo, fazendo com que o pet tenha diminuições constantes da pressão e tonturas pela falta de oxigênio no cérebro. 
  • Cardiopatias congênitas: neste caso, existem desde o surgimento, caracterizadas pela má formação do coração. 
  • Tumores e coágulos: que podem indicar câncer. 

 

O exame do coração não é invasivo e não causa dores no animal, a sua duração é bem rápida, porém, pode variar conforme o temperamento do animal e das alterações encontradas no exame.. É importante chegar com antecedência no laboratório. 

Quais são os sintomas de um cachorro ou gato com problemas cardíacos?

Você sabia que existem alguns sinais e sintomas que os cachorros e gatos apresentam quando sofrem com problemas cardíacos que indicam a necessidade de uma consulta ao veterinário. Confira quais são:

  • Intolerância à atividade física: justamente porque o coração não consegue bombear o sangue para o restante do corpo, as atividades físicas causam tonturas nos animais.
  • Cianose: um dos sinais de que o cachorro ou gato sofre com cianose é estar com a língua constantemente roxa, tome uma atitude urgente em relação a isso! 
  • Emagrecimento: muitos tutores confundem o emagrecimento com outras patologias, apesar de muitas vezes indicar questões cardiológicas. 
  • Tosse: a tosse pode ser um sinal de que o pet precisa urgentemente ir a um cardiologista, principalmente se estiver com aspecto mais seca. 
  • Aumento do volume abdominal: a barriga do animal tende a ficar mais inchada, mesmo que ele esteja com as demais partes do corpo mais magras. 
  • Desmaios: uma consequência clara da falta de oxigênio no sangue. 

 

FAQ – Dúvidas, perguntas e respostas sobre o Gold Lab Vet, laboratório veterinário para cachorros e gatos em São Paulo (SP)

Confira, abaixo, quais são as principais dúvidas dos nossos clientes sobre o nosso exame de Ecodopplercardiograma (ECO). 

O que está incluso na consulta com o cardiologista veterinário?

Ao contratar um veterinário cardiologista no Gold Lab Vet, o seu pet terá direito à realização de ao menos três exames, sendo eles pressão arterial, ecocardiografia e eletrocardiografia, além da consulta e retorno ao profissional.  Na maioria das vezes, o retorno é agendado no prazo de 30 dias. 

Qual o valor do Ecodopplercardiograma (ECO)?

O preço do exame Ecodopplercardiograma (ECO) é de R$ 150, sendo necessário que os tutores agendem um dia para o atendimento. 

Em quanto tempo fica pronto o resultado do Ecodopplercardiograma (ECO) / Ecocardiograma?

O resultado (laudo) do ECO fica pronto em até um dia após a realização do exame. 

Onde fazer o exame veterinário de Ecodopplercardiograma (ECO) / Ecocardiograma em Sâo Paulo (SP)?

O laboratório veterinário Gold Lab Vet está localizado em São Paulo – SP | CEP 04342-010, Zona Sul. Nossa clínica realiza o exame de Ecodopplercardiograma (ECO) para diagnosticar problemas cardíacos em seu cachorro ou gato. Estamos no mercado desde 2015 e somos apaixonados pelo bom atendimento aos nossos clientes. 

Ligue para nós

Localização

Exames relacionados

Localização

Contatos

Menu

Precisa de ajuda?