Gold Lab Vet | Laboratório veterinário

Clínica e laboratório veterinário

Clínica e laboratório veterinário? Você provavelmente já se perguntou quais as principais diferenças entre um laboratório veterinário diagnóstico e uma clínica veterinária. Diversos tutores de cães e gatos possuem essa mesma dúvida e geralmente quando precisam de uma consulta ou de um exame veterinário, não sabem a qual lugar recorrer. Caso você tenha essa dúvida também, não se preocupe, é normal.

Nós do laboratório veterinário Gold Lab Vet vamos te explicar um pouco mais.

Preparamos esse conteúdo para que você possa entender melhor qual o foco de cada um desses locais e quando recorrer a cada um deles.

 

 

clinica-e-laboratorio-veterinario

 

Clínica ou laboratório veterinário?

Nesse artigo reunimos algumas informações referentes a cada tipo de estabelecimento e suas principais diferenças e como uma clínica e laboratório veterinário trabalham em conjunto.

 

Clínica veterinária

Clínicas veterinárias são focadas no atendimento, acompanhamento e melhor tratamento para o pet com base nos resultados obtidos através de exames diagnósticos, sejam de imagem (raio-x, ecocardiograma, ultrassom) OU exames de sangue, etc…

O veterinário na clínica é focado em consulta clínica, anamnese, entendimento do quadro clínico do pet, prescrição de exames, medicamentos, procedimentos cirúrgicos, entre outros procedimentos, como vacinação, castração, venda de vacinas, medicamentos, acessórios e N outras particularidades não encontradas em laboratório.

Leia também:  Febre Maculosa: como diagnosticar e prevenir

 

Laboratório veterinário

O laboratório por sua vez, é focado na realização de exames de análises clínicas e também diagnóstico por imagem. O veterinário radiologista por exemplo, ele realiza a radiografia com base na solicitação do veterinário clínico e emite o laudo sobre o exame, todavía a interpretação do laudo e uso do diagnóstico por imagem é um procedimento feito pelo veterinário clínico solicitante, fundamentado no resultado obtido e também com base no acompanhamento que ele já faz com o paciente.

Ou seja: Um exame veterinário, seja laboratorial ou de imagem, é acessório a clínica e é utilizado como complemento para o clínico veterinário. Um exame por si só não deve, em via de regra, ser utilizado exclusivamente para fechamento diagnóstico. O clínico veterinário leva em consideração a consulta, os sintomas apresentados, os exames e na consulta de retorno, opina e conduz o melhor tratamento para o caso e quadro do paciente canino e felino.

 

Clínica e laboratório veterinário: Trabalho conjunto

Em tese, de forma cronológica primeiramente é realizada a consulta na clínica veterinária para entender sobre o que o paciente está sentindo, na clínica é expedido o pedido médico para a realização do exame, o procedimento é realizado no laboratório clínico.

Após a realização do procedimento no laboratório e obtenção do laudo, o proprietário precisará retornar, com pet para a clínica (não obrigatoriamente) e o veterinário clínico avaliará qual o melhor recurso terapêutico que o pet precisará, e também se será necessário algum tipo de medicação como forma de tratamento.

Algumas clínicas possuem algumas especialidades que não necessariamente serão a realização de exames, como por exemplo oftalmologia veterinária, oncologia, entre outros. Esse será o nosso tema do nosso artigo de amanhã, fique ligado para não perder nenhum conteúdo.

Leia também:  Febre Maculosa: como diagnosticar e prevenir

Esperamos que tenha gostado!

 

Curiosidades sobre clínica e laboratório vet

Respondemos aqui algumas dúvidas comuns sobre clínica e laboratório veterinário

Onde ir primeiro? Clínica veterinária ou laboratório?

Vá em uma clínica veterinária primeiro. Seu veterinário de confiança irá, caso necessário, solicitar exames diagnósticos para auxiliar no entedimento do caso do seu pet.

Posso ir direto ao laboratório veterinário?

Se você já tem um pedido de exames do veterinário clínico e ele passou as orientações pré exames, pode. Porém o atendimento é sujeito a espera.

É necessário agendamento na clínica veterinária?

A resposta depende de clínica para clínica, também da especialidade desejada. Existem clínicas que atendem por ordem de chegada, outras com horário marcado.

É necessário agendamento no laboratório veterinário?

Orientamos a agendar os exames no Laboratório Veterinário Gold Lab Vet para melhor atendimento. Dessa forma a espera é minimizada, para melhor conforto do pet e do seu tutor, porém também atendemos sem agendamento. Neste caso, depende da disponibilidade de horário do corpo médico e da espera dos atendimentos agendados.

O laboratório veterinário é uma clínica?

O Gold Lab Vet não é uma clínica veterinária. Existem clínicas possuem laboratório próprio.

O laboratório veterinário indica alguma clínica veterinária?

Orientamos sempre que o tutor procure seu clínico de confiança. Não fazemos atendimento clínico nem interferimos na conduta clínica de nossos pacientes.

A clínica veterinária faz exames?

Depende da clínica. Existem clínicas que fazem atendimento laboratorial, exames de imagem com médico volante. Essas opções são geralmente mais ONEROSAS ao tutor e são sujeitas a agendamento de data e horário especifico, diferente do laboratório Gold Lab Vet, que dispõe de médicos especialistas fixos diariamente.

Leia também:  Febre Maculosa: como diagnosticar e prevenir

A clínica vet indica laboratório veterinário?

A orientação é caso a caso. Existem clínicas que indicam seus médicos e laboratórios veterinários de confiança e outras que optam por realizar tudo in loco. A falta de indicação de alternativas ao tutor pode impactar negativamente na confiança pois o tutor pode não sentir que a clínica está visando o melhor para seu pet, por esse motivo o Gold Lab Vet optou por se especializar EXCLUSIVAMENTE em diagnóstico veterinário. Dessa forma, somos 100% éticos, pois atendemos exclusivamente mediante apresentação da solicitação de exames e não tentamos  vender ou empurrar exames desnecessariamente. Seu médico veterinário pediu exames? Realizaremos APENAS os exames solicitados.

 

Exemplos situacionais Clínica Laboratório
Precisa castrar seu pet? A clínica realiza a castração e emite pedido de exames pré cirurgicos. O laboratório realiza os exames pré cirurgicos.
Seu pet vai operar? A clínica encaminha para um especialista OU tem o especialista próprio, que para realizar o procedimento cirurgico, pede exames antes da cirurgia. O laboratório realiza os exames pré e pós cirurgicos.
Seu pet está apresentando sintomas e comportamento atípico? A clínica veterinária fará a consulta, que pode ou não solicitar exames para fechamento de diagnóstico. Caso sejam necessários exames, o laboratório realiza e encaminha os resultados para o tutor e para a clínica veterinária.

 

 

 

O laboratório veterinário Gold Lab Vet atua há 8 anos no diagnóstico veterinário auxiliando a salvar vidas de cães e gatos através de exames de alta qualidade, resultados rápidos e preços acessíveis.

Conheça mais sobre nossa empresa e conte conosco para cuidar da saúde do seu pet.

Compartilhe este conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Localização

Contatos

Menu

Abrir conversa
1
Fale com um atendente
Precisa de mais orientações? Fale conosco agora mesmo.